Acidente Qu Mico Em Bophal

298 palavras 2 páginas
SISTEMA DE ENSINO DE APRENDIZAGEM COMERCIAL
JOSELMA ROCHA
PROFESSOR: RAFAEL COSTA

ACIDENTE QUÍMICO EM BOPHAL -
COLETA DE DADOS

SENAC / NATAL (RN)
JUNHO/2015
ETAPA 1 – COLETA DE DADOS
ACIDENTE QUÍMICO EM BHOPAL

1. ONDE OCORREU?
O acidente aconteceu em Bophal, uma cidade situada na região central da Índia.

2. QUANDO OCORREU?
Ocorreu em 3 de dezembro de 1984.

3. COMO ACONTECEU?
Devido a falhas na administração da usina e após uma sequência de fatos, 35 toneladas do agente químico letal chamado metilisocianeto reagiram com água e evaporaram sendo liberados na atmosfera.

4. QUE CAUSAS CONTRIBUIRAM DIRETA E INDIRETAMENTE PARA O ACIDENTE?
Os dirigentes, após um programa de economia, tomaram algumas medidas: a supervisão foi reduzida; baixaram o nível de qualificação do pessoal; limitaram a manutenção. Tudo isso acabou fazendo com que as instalações técnicas se deteriorassem e as funções não fossem bem desempenhadas. Além de terem ignorado sinais de advertência enviados por uma filial da empresa e não terem feitos nada para reforçar a segurança do local.

5. EXISTIAM MEDIDAS DE SEGURANÇA? FORAM UTILIZADAS?
Sim, existiam medidas de segurança, mas que geralmente eram ignoradas.
Como por exemplo: o sistema de resfriamento, essencial para manter o processo seguro foi desligado no dia em que aconteceu a tragédia, assim como também estava desligado o purificador de gases responsável por neutralizar os gases antes de liberá-lo na atmosfera. Existiam ainda três reservatórios dos quais, um deveria estar vazio para o caso de acontecer algum problema, mas todos estavam meio cheios.

6. QUAIS FORAM AS CONSEQUENCIAS?
Por consequência da má administração e negligência dos dirigentes da usina, o gás altamente tóxico que foi liberado atingiu grande parte da população da cidade de Bophal, deixando 200 mil pessoas intoxicadas e 2.300 mortas, resultando assim em um dos piores acidentes químicos do mundo.

Relacionados