Acidente de um pedreiro português

Páginas: 3 (546 palavras) Publicado: 6 de abril de 2013
A seguinte história circula há muitos anos, sendo a fonte atribuída ao Jornal do Brasil.
Trata-se do relato de um acidente, feito pelo próprio acidentado, um pedreiro lusitano à companhiaseguradora, constante de documento supostamente incluído num processo judicial que foi julgado pelo Tribunal Judicial da Comarca de Cascais, em Portugal:
“Exmos. Senhores,
Em resposta ao seu gentil pedido deinformações adicionais, esclareço:
No quesito nº 3 da comunicação do sinistro mencionei: “tentando fazer o trabalho sozinho” como causa do meu acidente.
Em vossa carta V. Sas. me pedem umaexplicação mais pormenorizada, pelo que espero sejam suficientes os seguintes detalhes:
Sou assentador de tijolos e no dia do acidente estava a trabalhar sozinho num telhado de um prédio de 6 (seis) andares.Ao terminar meu trabalho, verifiquei que havia sobrado 250 kg de tijolos.
Em vez de os levar a mão para baixo (o que seria uma asneira), decidi, num acesso de inteligência, colocá-los dentro de umbarril, e, com ajuda de uma roldana, a qual felizmente estava fixada em um dos lados do edifício (mais precisamente no sexto andar), descê-lo até o térreo.
Desci até o térreo, amarrei o barril com umacorda e subi para o sexto andar, de onde puxei o dito cujo para cima, colocando os tijolos no seu interior. Retornei em seguida para o térreo, desatei a corda e segurei-a com força para que os tijolos(250kg) descessem lentamente (denotar que no quesito 11 informei que meu peso oscila em torno de 80kg).
Surpreendentemente, senti-me violentamente alçado do chão e, perdendo minha característicapresença de espírito, esqueci-me de largar a corda.
Acho desnecessário dizer que fui içado do chão a grande velocidade. Nas proximidades do terceiro andar dei de cara com o barril que vinha a descer.Ficam, pois, explicadas as fraturas do crânio e das clavículas.
Continuei a subir a uma velocidade um pouco menor, somente parando quando os meus dedos ficaram entalados na roldana. Felizmente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ACIDENTE DE TRABALHO – PEDREIRO
  • pedreiro
  • Pedreiro
  • pedreiro
  • pedreiro
  • pedreiro
  • pedreiro
  • Pedreiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!