Acidente com o césio -137 em gyn

311 palavras 2 páginas
Um dos maiores acidentes com o isótopo Césio-137 teve início em setembro de 1987, em Goiânia, Goiás. Ele fez centenas de vítimas, A contaminação originou-se de uma cápsula que continha cloreto de césio - um sal obtido a partir do radioisótopo 137 do elemento químico césio. A cápsula radioativa era parte de um equipamento radioterapêutico que, dentro, encontrava-se revestida por uma caixa protetora de aço e chumbo. Essa caixa protetora possuía uma janela feita de irídio, que permitia a passagem da radiação para fora.
O Descarte do material foi feito em um hospital que tinha acabado de fechar . A esposa do dono do ferro velho que levou o material para o esposo desmanchar , sem saber Devair (Dono do ferro-velho) Passou sal (césio ) na filha ,
As vitimas mais fatais foram sua esposa , 2 Funcionarios do ferro-velho , sua filha ao todo Houve onze mortes e 600 pessoas foram contaminadas. Após vinte e cinco anos do desastre radioativo, as várias pessoas contaminadas pela radioatividade reclamam por não estarem recebendo os medicamentos, que, segundo leis instituídas, deveriam ser distribuídos pelo governo . E muitas pessoas contaminadas ainda vivem nas redondezas da região do acidente, essas pessoas não oferecem, contudo, mais nenhum risco de contaminação à população.
A limpeza produziu 13.500 toneladas de lixo atômico, que necessitou ser acondicionado em 14 contêineres que foram totalmente lacrados. Dentro destes estão 1.200 caixas e 2.900 tambores, que permanecerão perigosos para o meio ambiente por 180 anos . Para armazenar esse lixo atômico e atendendo às recomendações do IBAMA, da CNEN e da CEMAM , o Parque Estadual Telma Ortegal foi criado em Goiânia, hoje pertencente ao município de Abadia de Goiás, onde se encontra uma "montanha" artificial onde foram colocados a nível do solo, revestida de uma parede de aproximadamente 1 metro de espessura de concreto e chumbo.

Relacionados

  • Goiânia
    16509 palavras | 67 páginas
  • ELIO 20GOMES 20PEREIRA
    64468 palavras | 258 páginas