Acidente com material perfurocortante entre profissionais de enfermagem de um hospital universit rio

1092 palavras 5 páginas
Acidente com material perfurocortante entre profissionais de enfermagem de um hospital universitário.

Autores: Talita Rodrigues da SilvaI; Suelen Alves RochaII; Jairo Aparecido AyresIII; Carmen Maria Casquel Monti JulianiIV

Objetivo: O objetivo desse estudo é identificar, analisar os acidentes perfurocortantes nos profissionais de enfermagem no hospital universitário, as informações obtidas nesse estudo pode ser um alerta de prevenção para os profissionais de enfermagem.

Metodologia: As informações adquiridas foram identificadas pelas fichas do Núcleo de Vigilância, esses dados foram coletados dos próprios trabalhadores da instituição no período de 2002 a 2006.
Obteve-se dois tipos de estudo: Quantitativa e qualitativa.
Quantitativa: Nesse estudo foram solicitado (idade, sexo, categoria profissional) ,como o profissional foi acidentado e o tipo de material perfurocortante.
Qualitativa: Já na pesquisa qualitativa foi feito o estudo de modo anonimato com um número arábico, com intuito de preservar o acidentado.

Resultados e discussão : Foram realizadas 2 (dois) tipos de pesquisa qualitativa e quantitativa.
Quantitativa: A pesquisa quantitativa aponta que não houve patologias com os acidentados, porém os maiores riscos de acidentes com matérias perfurocortantes são com os trabalhadores que não obtém muito tempo e conhecimento na área da saúde, mas os que possuem mais tempo na área acaba se arriscando por pensar que já tem mais experiência para realizar o procedimento e acaba se acidentando, ressalta também que os trabalhadores mais acidentados foram os do sexo feminino.
Qualitativa: A pesquisa qualitativa aponta as experiências dos acidentados com materiais perfurocortantes. Nos depoimentos logo abaixo revelam os sentimentos acompanhado do medo desses profissionais acidentados.
É complicado [...] ainda mais hepatite C que não tem vacina, então você fica naquela expectativa,[...] cada coleta que fazia era uma coisa nova, ainda mais eu que sou casada então tenho

Relacionados

  • velhices envelhecimento ativo pdf
    109172 palavras | 437 páginas