Acidente aeronáutico

Páginas: 13 (3129 palavras) Publicado: 28 de novembro de 2012
TRAGÉDIA EM TENERIFE

O maior acidente da história da aviação comercial

ABSTRACT

Em um domingo, 27 de Março de 1977, as 17:06 horas (hora local), ocorreu a maior tragédia da história da aviação comercial, exceptuando aquelas com vítimas atingidas no solo, no aeroporto de Los Rodeos, na Ilha de Tenerife no Arquipélago das Canárias, quando 583 pessoas perderam a vida e 61ficaram feridas.
O acidente que envolveu dois jactos jumbos B-747, um deles pertencente a empresa holandesa Royal Dutch Airlines (KLM) e o outro da Pan American World Airways (PanAm) americana, ocorreu na única pista de pouso disponível daquele aeroporto, quando o jacto da KLM ao tentar decolar sob forte nevoeiro e sem autorização da torre de controle, colidiu com o avião da PanAm que taxiava na mesmapista.

INDICE

1. TITULO
2. ABSTRACT
3. INDICE
4. ILHA TENERIFE E AEROPORTO
5. AVIÕES
6. O DIA DO ACIDENTE
7. A COLISÃO
8. FOTOS DAS DUAS COLISÕES
9. CONCLUSÕES, ANÁLISES E INVESTIGAÇÕES
10. NOTAS
11. BIBLIOGRAFIA E FONTES DE PESQUISAILHA TENERIFE E O AEROPORTO

Tenerife é a maior das sete ilhas do Arquipélago das Canárias, situada no Oceano Atlântico, muito próxima à costa africana, com cerca de 2.034 Km2 de superfície. Um dos primeiros relatos sobre as ilhas do arquipélago vem de Plínio, no século I, que narra a expedição enviada pelo rei Juba às ilhas, de onde foram trazidos enormes cães nativos, dos quais deriva onome do arquipélago: "Canárias" derivado do latim "cane" (de cão). A conquista pelos europeus se deu ao longo do século XV. Atualmente possui cerca de 700.000 habitantes, sendo um dos pontos turísticos mais visitados da Espanha.

O aeroporto de Los Rodeos, hoje rebatizado como Tenerife Norte (IATA: TFN, ICAO: GCXO) está situado na parte setentrional da ilha de Tenerife, a cerca de 11 km por estradada cidade de Santa Cruz de Tenerife e é um dos dois aeroportos internacionais da ilha. É usado usado para vôos entre as ilhas do arquipélago e oferece conexões à península espanhola, Europa e América do Sul.
O aeroporto Tenerife Norte é menos conhecido e muito menos utilizado por viajantes estrangeiros. A maioria dos turistas não espanhóis chegam às Canárias via Aeroporto Tenerife Sul.

Maisdetalhes:
Localização: Cidade de Santa Cruz de Tenerife, na ilha Tenerife, no Arquipélago das Canárias, Espanha
Nome: Aeroporto Tenerife Norte (Los Rodeos) - (IATA: TFN, ICAO: GCXO)



AVIÕES
|
Aeronave 1Tipo da aeronave: Boeing 747-121Empresa aérea: PAN AMPrefixo: N736PAApelido: Clipper VictorPassageiros: 382 Tripulação:14 Sobreviventes: 61 |
Aeronave 2Tipo da aeronave: Boeing747-206BEmpresa aérea: KLM - Royal Dutch AirlinesPrefixo: PH-BUFApelido: Rijn (Rio Rino)Passageiros: 234Tripulação: 14 Sobreviventes: 0 |
. |
O DIA DO ACIDENTE
Domingo, 27 de Março de 1977. Uma bomba plantada por uma organização terrorista, o Movimento Separatista do Arquipélago das Canárias, explodiu no terminal de Las Palmas, capital do arquipélago, um enclave espanhol situado a oeste da costaafricana. Embora sem deixar vítimas fatais, o artefacto levou ao fechamento do aeroporto por algumas horas. E, como você vai ver aqui, seria o primeiro acontecimento que provocaria o maior desastre aéreo de todos os tempos.
Com Las Palmas fechado, o aeroporto de Los Rodeos, em Santa Cruz de Tenerife, foi declarado como alternativa e passou a receber todo o tráfego destinado a Las Palmas. Este era ocomeço da temporada de verão, e turistas de todas as partes da Europa e até mesmo dos Estados Unidos voavam em busca de sol.
Em pouco tempo, o aeroporto de Los Rodeos ficou saturado. Aeronaves ocuparam todas as posições disponíveis no patio e até mesmo em algumas pistas de taxi, criando um absoluto caos operacional. O acanhado terminal, incapaz de acomodar tanto tráfego, Rapidamente ficou...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho sobre acidente aeronautico
  • Prevenção de Acidentes Aeronáuticos
  • Investigação de acidentes aeronáuticos
  • Meteorologia e acidentes aeronáuticos
  • A avaliação psicológica e o acidente aeronáutico: existe uma relação?
  • Filosofia fundamentos prevencao de acidentes aeronauticos 2
  • Aeronautico
  • Aeronautico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!