ACFrOgCEm0Pq8sHWBiolPcGVLeoFlCx93HkX3vmaLUMg3eCF Y4ivGk1IlVWG5JKcgungp7mVP7RQkZ6q1DwrYkfpKXjlx4dp7Aw64zSTbx RpNdx4OWv8C

10318 palavras 42 páginas
Teoria dos signos José Luiz Fiorin
"Este deve ser o bosque", murmurou pensativamente, "onde as coisas não têm nomes". [ou] Ia devaneando dessa maneira quando chegou à entrada do bosque, que parecia muito úmido e sombrio. "Bom, de qualquer modo é um alívio", disse enquanto avançava em meio às árvores, "depois de tanto calor, entrar dentro do... dentro de quê?" Estava assombrada de não poder lembrar o nome. "Bom, isto é, estar debaixo das... debaixo das... debaixo disso aqui, ora", disse colocando a mão no tronco da árvore. "Como essa coisa se chama? É bem capaz de não ter nome nenhum... ora, com certeza não tem mesmo!" Ficou calada durante um minuto, pensando. Então, de repente, exclamou: - Ah, então isso terminou acontecendo! E agora quem sou eu? Eu quero me lembrar, se puder.” (Lewis Carroll, 1980: 165166)
“ O segundo projeto era representado por um plano de abolir completamente todas as palavras, fossem elas quais fossem [...]. Em vista disso, propôs-se que, sendo as palavras apenas nomes para as coisas, seria mais conveniente que todos os homens trouxessem consigo as coisas de que precisassem falar ao discorrer sobre determinado assunto. [...] ...muitos eruditos e sábios aderiram ao novo plano de se expressarem por meio de coisas; cujo único inconveniente residia em que, se um homem tivesse que falar sobre longos assuntos e de vária espécie, ver-se-la obrigado, em proporção, a carregar nas costas um grande fardo de coisas, a menos de poder pagar um ou dois criados robustos para acompanhá-lo [...]. Outra grande vantagem oferecida pela invenção consiste em que ela serviria de língua universal, compreendida em todas as nações civilizadas, cujos utensílios e objetos são geralmente da mesma espécie, ou tão parecidos que o seu emprego pode ser facilmente percebido. “ (Jonathan Swift, 1998: 194-195)”
O primeiro desses textos, retirado da obra Através do espelho e o que Alice encontrou lá, mostra que Alice, quando atravessa o bosque onde as coisas não têm

Relacionados