Acetato

Páginas: 2 (401 palavras) Publicado: 25 de maio de 2015
Purificação do bagaço de cana-de-açúcar

Para produção de acetato de celulose é necessário a purificação do bagaço da cana-de-açúcar por um processo simples: Segundo MEIRELES, 2007, adiciona-seágua destilada a bagaço seco e moído. Deixa em repouso por 24 horas e filtra a mistura. Adiciona-se hidróxido de sódio 0,25 mol.l-1 ao bagaço, deixando mais 18 horas em repouso. Logo após isso a misturareacional é filtrada e lavada com água destilada. O bagaço então é colocado em refluxo com porções sucessivas de uma mistura 20% v/v de ácido nítrico e etanol. A mistura reacional é trocada a cadahora. Após o refluxo filtra-se e lava-se a mistura com água destilada até que a solução da lavagem se torna incolor (até eliminar todo o ácido). Isto é controlando e medindo o pH da água resultante, apósa lavagem do bagaço, com auxílio de papel indicador. Quando o pH da água estiver neutro (pH=7) a lavagem é encerrada. O bagaço é colocado pra secar em estufa a 105º C durante 3 horas. Depois de seco,o bagaço é triturado em um liquidificador.
A purificação do bagaço de cana-de-açúcar, a grosso modo, se dá através do processo de pré-tratamento, onde ocorre a retirada de constituintes que não sãonecessários para obtenção do acetato de celulose, que é o propósito do trabalho, a lignina, a hemicelulose e os extrativos são solubilizados nesse processo, onde o bagaço bruto apresenta uma quantidademenor de celulose em relação ao bagaço purificado.


Acetilação Homogênea

A acetilação feita seguindo o procedimento descrito por MEIRELES, 2007 é um dos processos mais comuns. Utilizando o bagaçopurificado adiciona-se ácido acético glacial, e agita-se por 30 min à temperatura ambiente. Logo após é colocada uma solução contendo H2SO4 concentrado em ácido acético glacial e agita-se por 15 mintambém à temperatura ambiente. A mistura então é filtrada e o bagaço é movido para um béquer. Ao filtrado adiciona-se anidrido acético, agita-se e retorna o filtrado ao béquer contendo o bagaço. A...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • acetato
  • 5 Acetato
  • Acetato de isoamila
  • Acetato de butila
  • acetato celulose
  • Acetato de Vinila
  • Acetato de sódio
  • Acetato de etila

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!