Acetato de butila
1.2.1 INFLAMABILIDADE
O acetato de butila é considerado um produto inflamável. Em contato com o ar, seus vapores podem formar misturas inflamáveis e/ou explosivas assim como podem se inflamar quando em contato com fontes de ignição, como chama, calor ou faíscas. Como seus vapores são mais pesados que o ar, pode haver propagação dos mesmos por distâncias consideráveis.
1.2.2 ESTABILIDADEE REATIVIDADE
O acetato de butila é um produto estável à temperatura e pressão ambiente, porém pode reagir violentamente com substâncias oxidantes, de maneira que deve-se evitar contato do mesmo com umidade, chama, faíscas, descargas eletrostáticas, calor e outras fontes de ignição quaisquer.
Pode
reagir violentamente, ainda, com agentes redutores, bases, ácidos fortes nitratos eterc-butóxido de potássio. Sua pirólise, por queima ou degradação térmica, produz dióxido e monóxido de carbono.
1.2.3 INFORMAÇÕES TOXICOLÓGICAS
O acetato de butila apresenta riscos graves para a saúde, em casos de exposição, repetida ou prolongada.
O contato com a pele ou olhos é irritante, devido à sua ação desengordurante, favorecendo dermatites e outras infecções. Sua ingestão pode causar depressãono sistema nervoso central e inconsciência.
Entre outros efeitos que pode apresentar, o acetato de butila pode levar à irritação do sistema respiratório e mucosas, sonolência, vertigem, dores de cabeça, irritação nasal e da garganta, perda de apetite, vômito, anemia, leucocitose, edema e degeneração gordurosa das vísceras.
Em casos de inalação, recomenda-se remover a vítima para um localfresco e arejado, podendo, em casos extremos, ser realizada respiração forçada. Quando do contato com olhos e ele, recomenda-se lavagem extensa e imediata do local atingido com água corrente. Em caso de ingestão, administrar água e procurar atendimento médico urgente.
1.2.4. EFEITOS AO MEIO AMBIENTE
O acetato de butila não apresenta efeitos de bioacumulação. Sua solubilidade parcial, no entanto,indica que seu descarte deve ser feito com grande cuidado para evitar a contaminação de solos e águas. Possui biodegradabilidade relevante.
Seus resíduos não
podem ser descartados diretamente e devem ser submetidos à incineração controlada, de acordo com a legislação vigente. As embalagens e recipientes utilizados devem ser lavadas e, posteriormente, também encaminhadas para descarte.
1.2.5.ASPECTOS DE SEGURANÇA
Em caso de acidentes com vazamento de acetato de butila, deve-se isolar a área e manter afastadas as pessoas, de maneira a evitar contato com pele, olhos e inalação do produto.
É de extrema importância a eliminação de fontes de ignição ou calor, dada a sua inflamabilidade. Assim, se este for transferido para recipientes de contenção, estes necessitam ser à prova deexplosão e todos os contatos devem estar aterrados eletricamente. A transferência não deve ser feita sob pressão de ar ou oxigênio em hipótese alguma.
Derramamentos significativos podem ser contidos com diques de terra, areia ou similar.
1.2.6. MANIPULAÇÃO E ARMAZENAMENTO
Para o manuseio de acetato de butila deve-se utilizar avental, luvas de PVC, óculos de proteção e máscara semi-facial comfiltro para vapores orgânicos.
Todas as instalações que tenham contato com acetato de butila devem ter ligação à terra e precisam ser ventiladas, com a existência de exaustores para os vapores, na sua fonte de emissão.
O seu local de armazenamento deve ser limpo e bem ventilado, sob atmosfera de nitrogênio e afastado de fontes de ignição. O piso deve ser impermeável, não-combustível e com valas parao escoamento
para um reservatório de contenção, em caso de derramamento.Tanques de estocagem ainda devem ser protegidos com diques de contenção e drenos.
Suas embalagens de armazenamento devem ser de aço inox ou aço carbono. Embalagens plásticas são consideradas inadequadas.
1.2.7. TRANSPORTE
O transporte de acetato de butila deve ser feito em caminhões de aço inox 304 ou aço inox...
Por favor, assinar para o acesso.