Acesso a Justiça

Páginas: 12 (2889 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Bem Aventuranças
Mt 5,1-12
Introdução

Interessante notar como o autor de Mateus constrói seu texto, inicia esse bloco com a narrativa do batismo, ou seja, com a inauguração de Seu ministério, a oficialização de Seu ministério. Logo após Jesus sofre as tentações no deserto – o primeiro acontecimento após sua iniciação foi um grande teste. Satanás lhe propõe um caminho fácil de realização esucesso ministerial, ou um caminho de felicidade que este reino terrestre poderia lhe proporcionar, caso Jesus consentisse em abraçar as propostas de: 1) Utilizar seu poder em benefício próprio, 2) manipular o mundo espiritual em seu favor ou ainda 3) receber toda autoridade política e financeira, se dobrando ao senhorio do diabo. Jesus expulsa satanás é servido pelos anjos e logo em seguida Elecomeça a pregar a mensagem do REINO, que consiste no arrependimento Mt. 4,17 “Arrependei-vos, porque está próximo o reino dos céus”, Jesus inaugura a era Messiânica. De 4,18-22 temos a narrativa da escolha dos discípulos, 4,23-25 demonstração de poder, pregação da mensagem e multidões o seguindo.
Percebam a dinâmica textual: existe uma batalha entre duas propostas a do reino terrestre e o REINOinaugurado pelo Senhor, as bases propostas por Satanás são as bases e recompensas deste mundo apontadas muito bem pelas tentações. Jesus inaugura um novo tempo, apresenta um outro REINO que estivera oculto, que na plenitude dos tempos, como afirma Paulo, ele vem instaurar. Em Cl 1,13 Paulo afirma “ Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor”, os quenasceram de novo foram transportados em espírito a um outro reino, com regras, leis , idioma, ética, moral próprias.
Paulo ainda nos diz que somos embaixadores desse novo Reino 2Co 5,20 “De sorte que somos embaixadores em nome de Cristo, como se Deus exortasse por nosso intermédio. Em nome de Cristo, pois, rogamos que vos reconcilieis com Deus”. O que é um embaixador? Embaixador é umrepresentante de um determinado país em outro. Ele fala em nome do governante do seu próprio país, representa seu governo no país em que está sediado.
Somos cidadãos do céus, e é justamente isso que Jesus vem pontuar no Sermão do Monte, quais são as características de seus embaixadores, quais são os pré requisitos para ser efetivamente um embaixador do REINO. Para representar o Brasil em qualquer naçãoestrangeira o candidato a embaixador precisa cumprir alguns rituais acadêmicos, concurso, ou ter uma forte indicação política, mas geralmente o sujeito precisa fazer um curso de relações internacionais, fazer um curso de direito com especialização em direito internacional etc. Para ser representante o REINO é necessário ter algumas características também, vejamos:
Humildes de Espírito – Em primeirolugar, precisamos entender que esse conceito não tem a ver com dinheiro, com o ter ou não dinheiro, mas está relacionado a uma postura de como encaro os recursos que tenho ao meu dispor. A riqueza, portanto na bíblia está ligada a tudo aquilo que me traz segurança seja dinheiro, diploma, senso moral, orgulho de alguma virtude etc. Portanto os humildes de espírito são pessoas que se esvaziaram dosentido da riqueza, cujo objetivo não está mais em ganhar dinheiro ou em conquistar poder, sua confiança não repousa mais em bens e títulos ou em seus próprios recursos e capacidades. Os humildes de espírito decidiram se esvaziar de tudo aquilo que pudesse trazer segurança além do Senhor. Decidiram abandonar por completo o orgulho próprio, a segurança própria ou a auto dependência (depender de simesmo), “Sem ti nada podemos fazer”. Não dependem da educação recebida, ou da não educação recebida, seus dotes pessoais, como bom comportamento ou seu senso de moral elevado. Resumindo, ser humilde de espírito é sentir que nada somos e que nada podemos.
O mundo está na contra mão disso tudo, pois para se alcançar o sucesso aí fora você precisa em primeiro lugar crer em si mesmo, no sentido da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ACESSO A JUSTIÇA
  • Acesso a justiça
  • Acesso a justiça
  • Acesso a justiça
  • Acesso a justiça
  • Acesso à justiça
  • O acesso a justiça
  • acesso a justiça

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!