Acesso à internet e redes de computação sem fio

Páginas: 6 (1341 palavras) Publicado: 21 de maio de 2012
Acesso à Internet e redes de computação sem fio

Se você tem um laptop, talvez possa usá-lo para acessar a Internet enquanto caminha de quarto em quarto no seu alojamento, ou de mesa em mesa na biblioteca da sua universidade. Uma gama de tecnologias vem surgindo para proporcionar acesso sem fio de alta velocidade à Internet a partir de PCs e outros dispositivos de mão sem fio, ou mesmo decelulares. Esses novos serviços de alta velocidade têm levado o acesso à Internet a inúmeros lugares que não são cobertos pelos serviços de Internet cabeados tradicionais.
O Institute of Electrical and Electronics Engineers (IEEE) estabeleceu uma hierarquia de padrões complementares para redes de computação sem fio. Entre esses padrões estão o IEEE 802.15 para redes pessoais (Bluetooth), oIEEE 802.11 para redes locais (LAN; Wi-Fi), e o 802.16 para redes metropolitanas (MAN; WiMax).


Bluetooth


Bluetooth é o nome popular do padrão de rede sem fio 802.15, utilizado para criar pequenas redes pessoais (personal-area network – PANs). Ele conecta até oito dispositivos em um raio de 10 metros usando comunicação baseada em rádio de baixa potência, e pode transmitir até 722quilobits por segundo na faixa de 2,4 GHz.
Telefones sem fio, pagers, computadores, impressoras e dispositivos de computação que usam o Bluetooth se comunicam uns com os outros e até mesmo operam uns aos outros sem a intervenção direta do usuário. Por exemplo, uma pessoa pode selecionar um número de telefone em um PDA sem fio e automaticamente ativar uma chamada no celular digital, ou essapessoa pode instruir o notebook a enviar um documento a uma impressora sem usar fios. O Bluetooth conecta mouses e teclados sem fio a PCs, ou celulares a fones de ouvido sem fio. Como consome pouca energia, é adequado para dispositivos que funcionam com bateria, como computadores de mão, celulares ou PDAs.


Wi-Fi


O conjunto de padrões IEEE para LANs sem fio é a família 802.11, tambémconhecida como Wi-Fi (abreviatura de Wireless Fidelity, ou Fidelidade sem Fio). Existem três padrões nessa família: o 802.11a, o 802.11b e o 802.11g. O 802.11n é um padrão emergente que pretende aumentar a velocidade e capacidade das redes sem fio; segundo a programação, estaria concluído em 2006.
O padrão 802.11a pode transmitir até 54 megabits por segundo na faixa de frequência de 5 GHz –banda não licenciada – e cobre uma distância efetiva de 30 a 50 metros, embora essa distância possa ser ampliada em ambientes externos utilizando-se antenas instaladas em torres. O padrão 802.11g pode transmitir até 54 megabits por segundo na faixa de 2,4 GHz. Uma vez finalizado, o padrão 802.11n transmitirá a uma velocidade acima de 100 megabits por segundo.
O sistema Wi-Fi pode operar de doismodos diferentes. No modo infra-estrutura, os dispositivos sem fio se comunicam com uma LAN cabeada por meio de pontos de acesso Pontos de acesso é uma caixa composta por um transmissor/receptor de rádio e por antenas conectadas a uma rede cabeada, um roteador ou hub. Cada ponto de acesso e seus dispositivos sem fio são conhecidos como conjunto de serviço básico (BSS).
No modo ad hoc, tambémconhecido como modo peer-to-peer, os dispositivos sem fio se comunicam entre si diretamente não usam pontos de acesso. A maior parte da comunicação Wi-Fi usa o modo infra-estrutura. (O modo ad hoc é usado para LANs muito pequenas, em escritórios residenciais ou pequenas empresas.)


Wi-Fi e acesso à Internet sem fio


O padrão 802.11 também oferece acesso sem fio à Internet por meiode uma conexão de banda larga. Nesse caso, um ponto de acesso se liga auma conexão Internet, que pode vir de uma linha de TV a cabo ou de um serviço telefônico DSL. Os computadores dentro do alcande de um ponto de acesso poderiam utilizá-lo para conexão sem fio à Internet.
Grandes corporações e pequenas empresas estão usando redes Wi-Fi para oferecer acesso à Internet e LANs sem fio de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • REDES DE INTERNET SEM FIO
  • Planejamento de rede sem fio como tecnologia de acesso à internet utilizando wimax: um estudo de caso no bengui.
  • REDES SOCIAIS: Facebook, portão de acesso à Internet
  • Acesso a internet
  • Acesso a Internet
  • acesso internet
  • Acesso Á internet
  • Acesso a internet

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!