ACESSIBLIDADE NA WEB PARA DEFICIENTES VISUAIS

2127 palavras 9 páginas
ACESSIBLIDADE NA WEB PARA DEFICIENTES VISUAIS

RESUMO
Deficientes visuais têm dificuldades para acessar páginas e ferramentas na Web mal projetadas utilizando tecnologias assistivas, para isso deve se seguir recomendações e diretivas especialmente criadas para evitar esse tipo de problema.
Palavras-chave: Acessibilidade; deficiência visual; e-MAG.
1. INTRODUÇÃO
Acessibilidade na Web para deficientes em geral tem aumentado e tem se colocado como algum primordial na criação de conteúdo para a internet. Pessoas com algum tipo de deficiência tem dificuldade para acessar o conteúdo de sites e sistemas na internet, para isso algumas empresas e órgãos do governo tem tornado as ferramentas e páginas Web acessíveis a um maior número de usuários, inclusive pessoas com deficiência.
Deficientes visuais utilizam programas específicos para navegar na internet e ter acesso a mais informações, sites que seguem as recomendações da W3C facilitam o a utilização desses programas e melhorando o acesso dos deficientes.
Na criação de páginas na internet deve-se sempre pensar na acessibilidade tanto para alcançar as pessoas com alguma deficiência como para facilitar a indexação da página para que os motores de pesquisa encontrem-na facilmente.
Neste estudo, pretendo mostrar a dificuldade dos deficientes visuais para acessar o conteúdo na web e como a acessibilidade para deficientes visuais deve ser inserida para gerar um melhor acesso as ferramentas e sites da internet.
2. TONAR UMA PÁGINA NA WEB ACESSÍVEL PARA TODOS
A acessibilidade tem como principio tornar algo acessível para todas as pessoas tanto para pessoas normais quanto para pessoas com alguma deficiência física, sensorial e cognitiva, as limitações de trabalho e as barreiras tecnológicas. “Acessibilidade é a capacidade de um produto ser flexível o suficiente para atender ás necessidades e preferências do maior número possível de pessoas, além de ser compatível com tecnologias assistivas usadas por pessoas com

Relacionados

  • Cartilha de usablidade - ministério das comunicações
    2960 palavras | 12 páginas
  • ANÁLISE DE USABILIDADE E ACESSIBILIDADE EM TABLETS PARA DEFICIENTES VISUAIS
    12474 palavras | 50 páginas
  • tecnologia assistiva online
    29349 palavras | 118 páginas
  • AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DE ALTENATIVAS PARA A PROMOÇÃO DA MOBILIDADE URBANA SUSTENTÁVEL
    41944 palavras | 168 páginas