ACESSIBILIDADE E MEIOS DE LOCOMOÇÃO E TRANSPORTE DE CADEIRANTES NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, MS

Páginas: 13 (3204 palavras) Publicado: 23 de janeiro de 2014






CURSO DE SERVIÇO SOCIAL



Márcia Cristina Hipólito Lemos de Lima
Andrea Patrícia Nascimento de Souza
Cristina Lopes Ramires de Andrade
Juraci dos Reis Carvalho















ACESSIBILIDADE E MEIOS DE LOCOMOÇÃO E TRANSPORTE DE CADEIRANTES NO MUNICÍPIO DE CAMPO GRANDE, MS




Autores: Márcia Cristina Hipólito Lemos de Lima
Andrea Patrícia Nascimento deSouza
Cristina Lopes Ramires de Andrade
Juraci dos Reis Carvalho
Curso: Serviço Social
Polo: Campo grande, MS
Orientador: Prof. Dr. Alfredo Argus
















CAMPO GRANDE, MS
2011
RESUMO


A pesquisa teve como objetivo propor a melhoria dos serviços ofertados pelas empresas de transporte coletivo urbano da cidade de Campo Grande MS, pois nas observações preliminaresquanto ao transporte dos cadeirantes, percebeu-se que a qualidade do serviço ofertado apresentava distorções no entendimento da lei de acessibilidade, trazendo dificuldades para os que dependiam dos serviços, mostrando de forma sintetizada as dificuldades da pessoa com necessidades especiais (PNE).






Foto 1: Embarque de cadeirante em terminal ( Fonte: Foto cedida pela ASSETUR, 2011).Palavras chaves: Transporte de cadeirantes em Mato grosso do sul.
INTRODUÇÃO

Em Campo Grande-MS, o transporte coletivo urbano é uma problemática os serviços são oferecidos em um quadrante que abrange alguns bairros e o centro. Saindo deste, os serviços são quase inexistentes, dificultando ainda mais a vida dos que necessitam dele, dentre os quais, os cadeirantes.
Campo Grande adotou umsistema onde o motorista além de dirigir, faz a cobrança das passagens, opera as rampas de acesso e ainda tem que assessorar os cadeirantes no caso de inexistência da rampa causando muitas vezes constrangimento, principalmente nos horários de pico tentando deixar em conformidade com as legislações.
Para que seja respeitado o direito de ir e vir, fez-se uma reunião com um grupo de cadeirantes a fim desaber quais seriam suas expectativas para melhorias do transporte e o que para eles, como usuários, teriam maior relevância.
Foram 121 entrevistados, 40% disseram estarem insatisfeitos com o transporte, 25% estavam insatisfeitos com o profissional motorista e o auxilio nas rampas e 10% insatisfeitos com o travamento e o posicionamento das cadeiras nos veículos.,o restante não opinaram, pordesconhecer ou ignorar onde poderiam ser realizadas melhorias ou por nunca terem pensado a respeito.
Também foi avaliado e observado o embarque e desembarque, rampas de acesso nos pontos de ônibus e terminais, espaço interno dos veículos, as condições de conservação e operação das rampas e ainda a transposição de eventuais barreiras no percurso de acesso.
A Constituição Federal de 1988, em seusartigos 3°, inciso IV e 5º inciso XLI, garante a todos os cidadãos o direito à igualdade, independentemente da condição do indivíduo, sem distinção de qualquer natureza. Nesse trabalho buscamos fazer cumprir a lei na sua mais simples interpretação, fazendo com que todos os envolvidos tenham acima de tudo uma atitude de cidadania.
O Decreto 6.949 de 25 de agosto de 2009 promulgou em nosso país o queficou estabelecido na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, no seu Protocolo Facultativo assinado em Nova York em 30 de março de 2007. Nessa Convenção consta, discriminação por motivo de deficiência, seja por qualquer diferenciação, exclusão ou restrição baseada em deficiência, com o propósito efeito de impedir ou impossibilitar o reconhecimento, o desfrute ou oexercício, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais nos âmbitos político, econômico, social, cultural, civil entre outros Abrange ainda todas as formas de discriminação, inclusive a recusa de adaptação razoável.
Em busca de uma adaptação razoável e com intuito de promover a esse grupo da sociedade uma inclusão que lhes permita...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acessibilidade feira central campo grande ms
  • A CIRCULAÇÃO E O SISTEMA DE TRANSPORTE DE CAMPO GRANDE-MS
  • Regiões de campo grande ms
  • B2 campo grande ms
  • Sisgran campo grande ms
  • Enchentes de campo grande-ms
  • lixo no Campo Grande-MS
  • Adoção do gás natural no núcleo industrial do município de campo grande

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!