Acessibilidade Web 2 Relat Rio Dani

1253 palavras 6 páginas
Acessibilidade web: tudo tem sua primeira vez - Parte II.
Marco Antonio de Queiroz* (MAQ).
Variações de idioma na página Web.
As línguas naturais são a língua falada, escrita e a gestual. No Brasil a língua falada e escrita é o português e a gestual é a LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais). Assim, quando em um texto em português encontramos a palavra SITE, por exemplo, um leitor de telas enviará exatamente essa informação, ou seja, será lida palavra igualmente como no idioma principal da página, o português: será lido site.
Conteúdos dinâmicos.
Conteúdos dinâmicos são informações que se atualizam em tempo real. Podem ser conteúdo em texto, vídeo, áudio e conteúdo apresentado por meio de scripts e applets, ou qualquer tipo de conteúdo que transforme a página ou parte dela periodicamente. Assim, informações apresentadas com recursos dinâmicos também devem possibilitar a navegação por aqueles que não possuem meios capazes de fazê-lo, adequando o acesso às informações dessa dinâmica, mesmo que seja através da repetição numa versão equivalente igualmente atualizada.
"Frames" ou "Quadros".
Os "frames", ou "quadros", são recursos que apresentam numa só tela do monitor mais de uma página da web. Os "Quadros", ou "frames", têm alguns problemas para pessoas com deficiência visual. Esses usuários não percebem, de uma só vez, a estrutura da página. O leitor de telas apresenta o conteúdo linha a linha, ou mesmo somente o pedaço que está lendo, sem uma visão geral da tela.
Tabelas de Dados.
As tabelas de dados servem para organizar informações mediante interseções entre linhas e colunas. Assim, por exemplo, se seguirmos as colunas até uma determinada linha correspondente, conseguimos encontrar os dados procurados. O leitor de telas procura os dados linha a linha e, portanto, se o número de colunas for grande, pode confundir seu usuário. Também existe acessibilidade para isso, através de marcações em HTML que fazem o leitor de tela ler por extenso o que está abreviado,

Relacionados

  • Dicionrio Da Educao Do Campo
    350055 palavras | 1401 páginas