Acessibilidade: inclusão de crianças e a adequação do ambiente físico escolar

Páginas: 5 (1065 palavras) Publicado: 11 de novembro de 2012
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FERNANDÓPOLIS



FORMAÇÃO PELA ESCOLA




COMPETÊNCIAS BÁSICAS


ATIVIDADE FINAL

ACESSIBILIDADE: INCLUSÃO DE CRIANÇAS E A ADEQUAÇÃO DO AMBIENTE FÍSICO ESCOLAR






ALUNAS:
CENIRA DE GENOVA ANDRADE
EVA BORDIN SCATENA
GLAUCIA APARECIDA DE GENOVA BOZELI





FERNANDÓPOLIS
2012SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE FERNANDÓPOLIS
FORMAÇÃO PELA ESCOLA
COMPETÊNCIAS BÁSICAS

ACESSIBILIDADE: INCLUSÃO DE CRIANÇAS E A ADEQUAÇÃO DO AMBIENTE FÍSICO ESCOLAR

As experiências vivenciadas pelas escolas que, atualmente estão acolhendo as pessoas com necessidades especiais estão caminhando para os acertos, para que, de fato, ofereçam a todos indiscriminadamente, o ensino dequalidade proposto pela educação inclusiva.
Esse é o novo paradigma educacional, no qual o ensino regular recebe estudantes que compreendem toda a diversidade de pessoas existentes em nossa sociedade, incluindo aqui alunos com necessidades especiais.
A Educação Inclusiva tem consciência da diversidade da espécie humana e trabalha dentro da escola tentando oferecer aos alunos com necessidadeseducacionais especiais recursos na sala de aula regular.
A escola regular tem seu ensino pautado na busca da igualdade entre os educandos. No entanto, a escola inclusiva é aquela que reconhece as diferenças de seu alunado, suas necessidades e potencialidades, que acolhe a diversidade humana, buscando a equiparação de oportunidades e desenvolvimento com qualidade. Neste sentido podemos dizer que a escolainclusiva, contrapondo com a escola atual, está pautada na diferença como norteadora do ensino e não na igualdade de seu alunado.
A construção de uma escola inclusiva se dá a partir do momento em que as diferenças forem potencializadas, pois a partir daí as pessoas com necessidades especiais verão a sua diferença valorizada e poderão começar a sentir-se incluídos e verdadeiros cidadãos.
Decerto que a inclusão se concilia com uma educação para todos e com um ensino especializado no aluno, mas não se consegue implantar uma opção de inserção tão revolucionária sem enfrentar um desafio ainda maior : o que recai sobre o fator humano. Os recursos físicos e os meios materiais para a efetivação de um processo escolar de qualidade cedem sua prioridade ao desenvolvimento de novas atitudes eformas de interação, na escola, exigindo mudanças no relacionamento pessoal e social e na maneira de se efetivar os processos de ensino e aprendizagem.
O lançamento da Constituição Federal de 1988 significou um grande avanço em termos educacionais no Brasil, pois respalda e propõe avanços significativos para educação escolar , elege a cidadania e a dignidade da pessoa humana (art.1º,incisos II eIII) como um dos seus objetivos fundamentais: a promoção do bem de todos, sem preconceito de origem, raça, sexo, cor, idade, e quaisquer outras formas de discriminação( art. 3º, inciso IV) e também garante o direito a igualdade ( art.5º) e trata no artigo 205 e seguintes , do direito de todos á educação . Esse direito deve visar "o pleno desenvolvimento da pessoa , seu preparo para a cidadania esua qualificação para o trabalho" . Além disso garante igualdade de condições , e acesso e permanência na escola " (art.206 , inciso I).
A Constituição Federal de 1988, da Lei 7583/89, já preconizava a necessidade de uma escola para todos. Atualmente a Política Nacional de Educação Especial – MEC 1993 a Lei 9394/96, que fixa as diretrizes e Base da Educação Nacional – LDB e o Decreto 3298/99que regulamenta a Lei 7853/89.
É necessário e urgente enfrentar o desafio da inclusão escolar e de colocar em ação os meios pelos quais ela verdadeiramente se concretiza. Por isso, deve-se promover uma reforma estrutural e organizacional das escolas comuns e especiais. As crianças merecem uma escola capaz de oferecer-lhe condições de aprender na convivência com as diferenças e que valorize aquele...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A INCLUSÃO DA CRIANÇA SURDA NO AMBIENTE ESCOLAR
  • inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais no ambiente escolar
  • inclusão escolar de crianças autistas
  • A inclusão escolar da criança com autismo
  • Inclusão escolar da criança autista
  • INCLUSÃO SOCIAL NO AMBIENTE ESCOLAR
  • A INCLUSÃO DIGITAL NO AMBIENTE ESCOLAR
  • Inclusão Digital no Ambiente Escolar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!