Acessibildade no aeroporto de congonhas

20159 palavras 81 páginas
INTRODUÇÃO

Este trabalho tem por finalidade apresentar um conceito de acessibilidade aeroportuária, assim como realizar uma análise para destacar a sua importância, tendo como ambiente de pesquisa o aeroporto de Congonhas localizado na cidade de São Paulo.

O objetivo geral deste trabalho é estudar a importância da acessibilidade de deficientes físicos e pessoas com mobilidade reduzida no setor turístico, mais especificamente no aeroporto de Congonhas, apresentando a relevância e a necessidade das vias de acesso nos terminais de passageiros para este público, verificar as leis e normas existentes no país que garantem os direitos dos portadores de necessidades especiais, e investigar a estrutura e serviços prestados a deficientes em um dos principais terminais aeroviário do Estado de São Paulo.

Este trabalho será realizado em duas partes, onde na primeira etapa será realizada uma pesquisa bibliográfica a cerca das leis sobre acessibilidade para respaldar conceitualmente o trabalho; e na segunda etapa será realizada uma pesquisa de campo para uma abordagem mais direta em relação ao objetivo do estudo.

A pesquisa se constituirá em uma visita ao aeroporto com roteiros previamente estabelecidos e entrevista semi-estruturada, aplicada a pessoa envolvida com o tema ou o objeto de estudo.

Ao final, serão apresentadas as considerações finais, onde será possível verificar se aeroporto de Congonhas atende as necessidades exigidas por lei no que diz respeito a acessibilidade no Aeroporto.

CAPÍTULO 1 – ACESSIBILIDADE

1. BREVE HISTÓRIA SOBRE ACESSIBILIDADE
De acordo com Sassaki (2006):
Anos 50: Profissionais de reabilitação denunciam a existência de barreiras físicas nos espaços urbanos, edifícios e meios de transporte coletivo que impediam ou dificultavam a locomoção de pessoas com deficiência.
Anos 60: Universidades americanas iniciaram a eliminação de barreiras arquitetônicas existentes em seu recinto: áreas externas, estacionamentos, salas de aula,

Relacionados