Acess Rios Radiol Gicos Trabalho Portal 1

Páginas: 9 (2057 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
DEPARTAMENTO DE SAÚDE
TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
TÉCNICAS RADIOLÓGICAS
3º SEMESTRE
PROFº CARLOS ANDRÉ VILLAS BOAS







ACESSÓRIOS RADIOLÓGICOS









Mogi das Cruzes, 21 Março de 2015.
Nome: Carlos Eduardo Marques
RGM: 270770


Definição:
IDENTIFIQUE OS ACESSORIOS RADIOLÓGICOS E DESCREVA A FUNÇÃO DE CADA UM.IMAGEM 01


Alfabetos e Números de Chumbo
São acessórios radiológicos utilizados para fazer a identificação radiográfica dos exames. Colocando-se letras ou números de chumbo do lado externo do chassis, no sentido da incidência dos raios X, estas letras ou números não serão atravessados pelos raios X, e os contornos dos mesmos serão projetados na película radiográfica, tornando-se visíveis após arevelação.
Os números de chumbo são muito usados para identificar em alguns exames o tempo decorrido, por exemplo, Urografia excretora e trânsito intestinal.
As letras de chumbo são usadas para assinalar o lado da região do paciente a ser radiografada (lado direito com a letra D ou lado esquerdo com a letra E), com a ordem de leitura voltada para o raio central no caso de paciente em AP(ântero-posterior) ou ordem de leitura voltada para o filme quando o paciente estiver em PA (póstero-anterior).
A identificação radiográfica deve conter obrigatoriamente três informações que são: as iniciais do paciente, a data de realização do exame
e o número de registro desse exame, muito importante para provas judiciais.






IMAGEM 02



Chassis Radiológicos
O chassis é um dispositivo destinado àreceber o filme virgem na câmara escura para posteriormente fazer a radiografia.
É um recipiente cujas medidas obedecem às dos filmes, medindo de fundo 1,5cm. A parte ou a face-anterior é feita de metal radio-transparente, geralmente de alumínio, a fim de que possa ser atravessada pelos Raios-X com relativa facilidade e não produzir sombras na imagem radiográfica. A parte posterior como não temnecessidade de ser radio-transparente é feita de metal mais resistente para poder se adaptar aos fechos. Há chassis, cuja face posterior é feita de material plumbífero.
As duas partes, a anterior e a posterior, são ligadas por dobradiças.
No interior do chassis se encontram os écrans intensificadores. Entre o écran posterior e a face interna do chassis do mesmo lado, existe uma camada de feltro, queserve para vedar a entrada de luz e fazer pressão sobre o filme, fator indispensável para que o detalhe radiográfico não venha a ser prejudicado.



IMAGEM 03


Chassis com Janela
São destinados ao carregamento de filmes de raios x e telas intensificadoras de imagens, para procedimentos radiográficos.
A janela é destinada a gravação de dados no filme, facilitando assim a identificação do raios x.IMAGEM 04


Cilindro de Extensão
Acessório utilizado para realização de exames chamados de Spot Film que são exames localizados, como por exemplo, seios da face, transições da coluna vertebral, exame especial para escafóide, órbitas, etc.
O cilindro de extensão deverá ficar sobre a pele do paciente ou, no máximo, dois dedos distante. Sua geometria é de 38cm de extensão com 10cm dediâmetro, composta internamente de alumínio e externamente de chumbo.










IMAGEM 05


Clindro de Mastóide
Sua forma de luneta, sua extensão é de 380mm. de comprimento, com o máximo de 40mm. de diâmetro, sua função é fazer exames de mastoide (radiografia localizada).











IMAGEM 06



Números Dísticos Radiográficos
São destinados para identificação radiológicas.IMAGEM 07


Divisores de chumbo.
São usados para dividir os filmes tanto vertical como longitudinal, divisor radiográfico constituído com quadro de aço inoxidável, filtro de chumbo de 1,5mm. Revestido com alumínio polido, tamanho varia conforme o filme, divide o filme em duas partes iguais.
























IMAGEM 08



Écrans Intensificadores
Em francês significa tela, é uma folha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho De Acess Rios Radiol Gico
  • Acess rios de Vasos 1
  • Trabalho Planejamento Estrat Gico 1
  • TRABALHO DE PREVIDENCI RIO 1
  • trabalho laborat rio 1
  • Trabalho Final Cen rios Estrat gicos
  • ESTUDO RADIOL GICO DO INTESTINO GROSSO
  • Vidraria e acess rios

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!