Acess Rios Radiol Gicos Trabalho Portal 1

2057 palavras 9 páginas
UNIVERSIDADE BRAZ CUBAS
DEPARTAMENTO DE SAÚDE
TECNOLOGIA EM RADIOLOGIA E DIAGNÓSTICO POR IMAGEM
TÉCNICAS RADIOLÓGICAS
3º SEMESTRE
PROFº CARLOS ANDRÉ VILLAS BOAS

ACESSÓRIOS RADIOLÓGICOS

Mogi das Cruzes, 21 Março de 2015.
Nome: Carlos Eduardo Marques
RGM: 270770

Definição:
IDENTIFIQUE OS ACESSORIOS RADIOLÓGICOS E DESCREVA A FUNÇÃO DE CADA UM.

IMAGEM 01

Alfabetos e Números de Chumbo
São acessórios radiológicos utilizados para fazer a identificação radiográfica dos exames. Colocando-se letras ou números de chumbo do lado externo do chassis, no sentido da incidência dos raios X, estas letras ou números não serão atravessados pelos raios X, e os contornos dos mesmos serão projetados na película radiográfica, tornando-se visíveis após a revelação.
Os números de chumbo são muito usados para identificar em alguns exames o tempo decorrido, por exemplo, Urografia excretora e trânsito intestinal.
As letras de chumbo são usadas para assinalar o lado da região do paciente a ser radiografada (lado direito com a letra D ou lado esquerdo com a letra E), com a ordem de leitura voltada para o raio central no caso de paciente em AP (ântero-posterior) ou ordem de leitura voltada para o filme quando o paciente estiver em PA (póstero-anterior).
A identificação radiográfica deve conter obrigatoriamente três informações que são: as iniciais do paciente, a data de realização do exame e o número de registro desse exame, muito importante para provas judiciais.

IMAGEM 02

Chassis Radiológicos
O chassis é um dispositivo destinado à receber o filme virgem na câmara escura para posteriormente fazer a radiografia.
É um recipiente cujas medidas obedecem às dos filmes, medindo de fundo 1,5cm. A parte ou a face-anterior é feita de metal radio-transparente, geralmente de alumínio, a fim de que possa ser atravessada pelos Raios-X com relativa facilidade e não produzir sombras na imagem radiográfica. A parte posterior como não tem

Relacionados