ACERVO ARQUITETÔNICO - ART DÉCO

Páginas: 4 (944 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
“... linhas cruas e secas, cimento armado e ferro, ousadia de varandas avançando sem apoio, em balanço de concreto, terraços em vez de telhados, tudo geometricamente simples. Simples? Era a moda. Osarquitetos locais aderiam a ela. Brotava uma nova literatura arquitetônica.” (João Alphonsus, 1935).


Belo Horizonte possui um precioso acervo arquitetônico art déco. No período compreendidoentre as duas guerras mundiais, um estilo inovador se espalhou por todo o mundo – era o art déco - uma nova concepção de arquitetura que foi adotada para as mais diversas construções, prédios públicos,residências, cinemas, fábricas, arranha-céus e outros.


O novo estilo valorizava, na sua estética, a abstração, a linha, a forma, o volume e a cor, sendo fortemente influenciado pelo cubismo,futurismo e pela redescoberta da arte primitiva. O estilo se aproveitou dos benefícios e novidades da industrialização, bem como das novas técnicas construtivas como as armações de ferro e o concreto, queforam importantes para a grande predominância das linhas geométricas das fachadas déco.


O art déco foi introduzido em Belo Horizonte por arquitetos italianos. O grande destaque é para RaffaelloBerti, responsável pelas principais construções do estilo, que acabou ganhando o termo regional de “pó de pedra”, devido ao revestimento das paredes levar uma grande quantidade de mica. Outrosarquitetos adeptos do estilo foram: Romeu de Paoli, Ângelo Murgel e Luis Pinto Coelho.


A influência das artes primitivas pode ser observada nos edifícios com nomes indígenas, a exemplo das figurasindígenas na fachada do edifício Acaiaca e dos desenhos marajoaras da pavimentação da praça Raul Soares. Existem ainda pequenos prédios na área que compreende as ruas Caetés e Guarani, avenida Paraná eavenida Olegário Maciel, que são de forte influência do estilo déco. Alguns destes prédios sofreram algumas descaracterizações, principalmente em decorrência dos letreiros das casas comerciais, mas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acervo Arquitetônico e Urbanístico Art Déco de Goiânia
  • Art Decó
  • ART DECÓ
  • Art deco
  • Art déco
  • Art Déco
  • Art deco
  • Art deco

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!