Acentuação

Páginas: 15 (3726 palavras) Publicado: 27 de março de 2012
RENASCIMENTO

Na Idade Moderna, a partir do século Xlll, na Europa, há uma volta às influências greco-romanas.
A influência religiosa vai se transformando e a figura humana retoma suas dimensões ideais.
A ilusão de profundidade, figuras mais sólidas e mais humanas, em cenários mais definidos e concretos, permitem a volta ao naturalismo. A Europa dita os caminhos para as artes.Vindas da Itália, da França, da Holanda e da Inglaterra, as novas tendências se espalham pelo mundo.
O início desse movimento tem origem em Florença, no fim da Idade Média, com Cimabue e Giotto. A Itália foi o berço do Renascimento, de onde se expandiu pela Europa, repercutindo em todo o mundo.
As figuras começam a apresentar contornos mais suaves e aspectos mais humano.
Grandes mestres dapintura surgiram nesse período, entre os quais se destacam: Giotto, que foi o precursor da pintura renascentista italiana; Botticelli, em Florença, é um dos representantes do Renascimento; Leonardo da Vinci, reconhecido como um dos gênios da pintura, pintou um dos quadros mais importantes da história da arte: Mona Lisa (ou Gioconda); Michelangelo, considerado o maior gênio da humanidade naescultura, é o autor da Capela Sistina, no Vaticano, e da escultura Pietá.
Na Holanda, a arte renascentista desenvolveu-se de forma significativa. Jan Van Eyck renovou as possibilidades da pintura inventando a tinta a óleo. Essa nova tecnologia permitiu que o acabamento das obras chegasse a imitar as texturas reais com perfeição. PieterBruegel trouxe para a pintura os temas populares da culturaholandesa.
E Albrecht Durer foi um dos mais importantes artistas gráficos: trabalhou com a litogravura e a xilogravura, além da pintura e do desenho.
El Greco, na Espanha, representou uma grande transformação nos princípios que predominavam no Renascimento, criando uma expressividade própria.
A partir do século XV até o século XIX acompanhando a evolução social e politica, foramsurgindo vários movimentos das Artes Plásticas, sobretudo da pintura, com novos valores, novos estilos e suas características.
No final do século XIX, com o desenvolvimento industrial, o crescimento da ciência, a descoberta do telefone, da luz elétrica e da estrada de ferro, os pintores deixam os estúdios e passam a pintar ao ar livre, fazendo da natureza seu próprio tema. Tinham como preferenciaas paisagens, tais como: o céu, os rios, os campos, as montanhas e a neve.
Características do Renascentismo: Razão, Objetividade, Imitação dos gregos e romanos, Equilíbrio, Simplicidade,Homem como centro do universo, a revalorização da beleza física do homem com a representação do corpo nu, a natureza como grande fonte de inspiração, figuras naturais que dão ideia de movimento e o surgimento datécnica de pintura a óleo, com a utilização de cores vivas.

MANEIRISMO
É o nome empregado para designar as manifestações artísticas desde 1520, momento quando se inicia a crise do renascimento, até o inicio do século XVll. Todo esse período foi marcado por uma série de mudanças na Europa, que envolveram os movimentos religiosos reformistas e a consolidação do absolutismo em diversos países.As guerras que envolvem a Itália e posteriormente a força da inquisição irão determinar um grande êxodo de artistas e intelectuais em direção à outros países: “Os grandes impérios começam a se formar, e o homem já não é a principal e única medida do universo.”
Nesse sentido se perceberá que o maneirismo tem características variadas, difícil de reuni-las e um único conceito.
O termoManeirismo foi utilizado por Giorgio Vasari para se referir à maneira de cada artista trabalhar. Umas evidentes tendências para a estilização exagerada e um capricho nos detalhes começam a ser sua marca, extrapolando assim as rígidas linhas dos cânones clássicos. Muitos críticos consideram que o maneirismo representa a oposição ao classicismo e ao mesmo tempo, manteve-se como tendência...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • acentuação
  • Acentuação
  • Acentuação
  • Acentuação
  • acentuação
  • Acentuação
  • Acentuação
  • Acentuação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!