Acento

Páginas: 3 (735 palavras) Publicado: 10 de outubro de 2013
Guia Prático da NOVA ORTOGRAFIA
Saiba o que mudou na ortografia brasileira

Versão atualizada de acordo com o VOLP

por Douglas Tufano
(Professor e autor de livros didáticos de línguaportuguesa)

O objetivo deste guia é expor ao leitor, de maneira objetiva, as alterações introduzidas na ortografia da língua portuguesa pelo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, assinado em Lisboa, em16 de dezembro de 1990, por Portugal, Brasil, Angola, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique e, posteriormente, por Timor Leste. No Brasil, o Acordo foi aprovado pelo DecretoLegislativo no 54, de 18 de abril de 1995.

Esse Acordo é meramente ortográfico; portanto, restringe-se à língua escrita, não afetando nenhum aspecto da língua falada. Ele não elimina todas as diferençasortográficas observadas nos países que têm a língua portuguesa como idioma oficial, mas é um passo em direção à pretendida unificação ortográfica desses países.

Este guia foi elaborado de acordo coma 5.ª edição do Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP), publicado pela Academia Brasileira de Letras em março de 2009.


Ortografia
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.Ortografia deriva das palavras gregas ortho (ορθο no alfabeto grego) que significa "correto" e graphos (γραφος) que significa "escrita". A ortografia é a parte da gramática normativa que ensina a escrevercorretamente as palavras de uma língua definindo, nomeadamente, o conjunto de símbolos (letras e sinais diacríticos), a forma como devem ser usados, a pontuação, o uso de maiúsculas, etc.
Apesar deoficialmente sancionada, a ortografia não é mais do que uma tentativa de transcrever os sons de uma determinada língua em símbolos escritos. Esta transcrição é sempre por aproximação e raramente éperfeita e isenta de incoerências.
Um dos sistemas ortográficos mais complexos é o da língua japonesa que usa uma combinação de várias centenas de caracteres ideográficos kanji, de origem chinesa, dois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acentos
  • Acentos
  • Acento
  • acento
  • Acentos
  • Acentos
  • Acento Agudo
  • Acento diferencial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!