Acelerador de Partículas

Páginas: 2 (298 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Na década de 30, os cientistas investigaram os raios cósmicos. Raios cósmicos são partículas extremamente penetrantes, dotadas de alta energia, que se deslocam a velocidadespróximas à da luz no espaço sideral. Quando estas partículas altamente energéticas (prótons) do espaço exterior atingiam átomos de chumbo, (por exemplo: os núcleos dos átomos) muitaspartículas minúsculas eram pulverizadas. Estas partículas não eram prótons ou nêutrons, mas muito menores. Por isso, os cientistas concluíram que o núcleo devia ser feito de partículas bemmenores e mais elementares. Assim a pesquisa começou para estas partículas.
Você acelera as partículas até altas velocidades (altas energias cinéticas) e as colide com osátomos-alvo. Os fragmentos resultantes da colisão, bem como a radiação emitida, são detectados e analisados. 
Pega as partículas (elétrons) do cátodo, acelera-as, e muda sua direçãousando eletroímãs no vácuo. Depois, as faz colidir em moléculas de fósforo na tela. O resultado da colisão é um ponto de luz, ou um pixel, na sua TV ou no monitor do computador.
Um aceleradorde partículas funciona do mesmo modo, exceto que os aceleradores são muito maiores, as partículas se movem muito mais rápido (quase na velocidade da luz) e a colisão resulta em maispartículas subatômicas e em vários tipos de radiação nuclear.
As partículas são aceleradas por ondas eletromagnéticas dentro do aparelho, quase do mesmo modo que um surfista éempurrado pela onda.
Os aceleradores circulares foram os primeiros tipos de aceleradores inventados em 1929. Na verdade, o primeiro cíclotron(mostrado abaixo) tinha apenas 10 cm dediâmetro.
Um tumor de câncer pode ser combatido com feixes de prótons criados em aceleradores.
14 TeV (Isso equivale a uma velocidade de 99,999999% da velocidade da luz.)
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acelerador de particulas
  • acelerador de particula
  • Aceleradores de Partículas
  • Acelerador de particulas
  • Acelerador de particulas
  • acelerador de particulas
  • aceleradores de particulas
  • Acelerador de Partículas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!