aceleração

Páginas: 10 (2259 palavras) Publicado: 27 de junho de 2014
Aceleração




A aceleração é a taxa temporal de variação da velocidade, ou seja, é a rapidez com a qual a velocidade de um corpo varia. Como a própria velocidade é uma rapidez, poder-se entender a aceleração como a velocidade da velocidade. Num gráfico v X t, seu módulo é dado pelo coeficiente angular da reta tangente ao ponto correspondente.
Em Física, a aceleração (símbolo: a) é a taxade variação (ou derivada em função do tempo) da velocidade. Ela é uma grandeza vetorial de dimensão comprimento/tempo ou velocidade/tempo. Em unidades do Sistema Internacional, é quantificada em metro por segundo ao quadrado (m/s²). No CGS, é quantificada em Gal, sendo que um Gal equivale a um centímetro por segundo ao quadrado (cm/s²). Desaceleração é a aceleração que diminui o valor absoluto davelocidade. Para isso, a aceleração precisa ter componente negativa na direção da velocidade. Isto não significa que a aceleração é negativa. Assim a aceleração é a rapidez com a qual a velocidade de um corpo varia. Desta forma o único movimento que não possui aceleração é o MRU - movimento retilíneo uniforme. Acelerar um corpo é variar sua velocidade em um período de tempo. A aceleraçãoinstantânea é dada por:

a =
a é o vetor aceleração;
v é o vetor velocidade;
t é o tempo.

Aceleração escalar média
Quantitativamente, a aceleração escalar média () de um móvel é obtido pelo quociente entre a variável da sua velocidade escalar instantânea (v) e o intervalo de tempo () correspondente.
= =
Aceleração escalar instantânea
A aceleração escalar instantânea também é uma grandezafísica que mede a rapidez com a qual a velocidade escalar de um móvel varia. No entanto, o intervalo de tempo () em que ocorre essa variação tende a valores muito pequenos. Nesse caso, a aceleração escalar média () tenderá à aceleração escalar instantânea (a). Utilizando o conceito de limite, é possível representá-la assim:
=

Unidade de aceleração

Como decorrência da definição, é possívelque a unidade de medida da aceleração corresponde à razão entre a unidade de medida de velocidade e a unidade de medida do tempo.
No Sistema Internacional (SI), a unidade de medida de aceleração é:



Podendo ser usadas outras unidades de medida, como: m/(h s), km/(h s), km/ etc.





Aceleração da Gravidade

Aceleração da gravidade é a intensidade do campo gravitacional emum determinado ponto. Geralmente, o ponto é perto da superfície de um corpo massivo. Um exemplo é a aceleração da gravidade na Terra ao nível do mar e à latitude de 45°, (g) é aproximadamente igual a 9,80665 m/s².
A aceleração na Terra varia minimamente, devido a, principalmente, diferentes altitudes, variações na latitude e distribuição de massas do planeta.
Para fins didáticos, é dito que aaceleração da gravidade é a aceleração sentida por um corpo em queda livre.
Primeiramente porque a rotação da Terra impõe uma aceleração adicional no corpo oposta a aceleração da gravidade. O corpo atraído gravitacionalmente sente uma força centrífuga atuando para cima, reduzindo seu peso. Este efeito atinge valores que variam de 9,789 m/s² no equador, até 9,823 nos polos.
A segunda razão é a formanão totalmente esférica da Terra, também causada pela força centrífuga. Essa forma faz com que o raio da Terra no equador seja ligeiramente maior que nos polos. Como a atração gravitacional entre dois corpos varia inversamente ao quadrado da distância entre eles, objetos no equador experimentam uma força gravitacional mais fraca do que os mesmos objetos nos polos.
O resultado da combinação dosdois efeitos é que g é 0,052 m/s² maior, então a força da gravidade sobre um objeto é 0,5% maior nos polos do que no equador.
Se o local está no nível do mar, nós podemos estimar g:
Aceleração da Gravidade na superfície da Terra

Segundo Galileu Galilei (1564-1642) se deixarmos cair objetos de pesos diferentes do alto de uma torre, eles irão cair com a mesma velocidade. Isto é, cairão com a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Aceleração
  • Aceleração
  • Aceleração
  • Aceleração Física
  • Aceleração média
  • Aceleração gravitacional
  • Aceleração Centrípeta
  • Aceleração da gravidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!