aceitabilidade de leite fermentado saborizado com diversas poupas de frutas

1940 palavras 8 páginas
1. INTRODUÇÃO
O uso dos alimentos como veículo de promoção do bem-estar e saúde e, ao mesmo tempo, como redutor dos riscos de algumas doenças, tem incentivado as pesquisas de novos componentes naturais e o desenvolvimento de novos ingredientes, possibilitando a inovação em produtos alimentícios e a criação de novos nichos de mercado. O interesse por produtos alimentícios, saudáveis, nutritivos e de grande aproveitamento tem crescido mundialmente. o que resulta em diversos estudos na área de produtos lácteos. (THAMER, 2006).
Leites fermentados compreendem uma série de produtos lácteos, como iogurte, leites fermentados ou cultivados, leite acidófilo, kefir, kumys, coalhada, buttermilk, leite sweet acidófilo obtidos pela fermentação do leite por micro-organismos específicos (GALLINA, 2011). O crescente mercado dos produtos naturais, aliado ao interesse dos consumidores na prevenção de doenças, tem pressionado a indústria alimentícia na busca por produtos mais saudáveis e direcionado pesquisas nesse sentido. Na prática, as frutas utilizadas para saborização de iogurtes são muito variadas e refletem os gostos dos consumidores desde os clássicos iogurtes de morango e de banana até os mais exóticos de maçã com caramelo, maracujá e frutas silvestres (ORDONEZ, 2005).
Leites fermentados são produtos preparados a partir do leite ou creme de leite pasteurizado, algumas vezes enriquecidos com leite em pó desnatado e adicionados de outros ingredientes como aromatizantes, espessastes, preparados de frutas e outros, e acidificados por bactérias lácticas, resultando em consistência e textura típicas. Todos os leites acidificados têm uma característica comum: a presença de ácido láctico resultante da fermentação da lactose mediante várias combinações de bactérias termofílicas e mesofílicas que promovem a coagulação da proteína do leite (MUNDIM, 2008).
Dentre os benefícios que o leite fermentado pode proporcionar ao organismo que o consome, relacionados à presença de

Relacionados