Acadêmia itapecuruense de letra e artes, um sonho a ser realizado.

575 palavras 3 páginas
ACADÊMIA ITAPECURUENSE DE LETRA E ARTES, UM SONHO A SER REALIZADO.

No século XIX os grandes intelectuais brasileiros sentiram a necessidade de criar um espaço no qual valorizasse os grandes pensadores da época e que os mesmo pudessem de alguma forma contribuir para a formação de uma sociedade que valorizasse a Literatura Brasileira. Machado de Assis e Lucio Mendonça foram os precursores da Academia Brasileira de Letras que durante muitos anos as reuniões aconteceram em prédios públicos, pois eles não estavam preocupados com o espaço ou com o status que a Academia poderia proporcionar a eles. Os mesmos queriam era contribuir, ainda que de forma simplória para imortalização da Literatura Brasileira para que gerações futuras a apreciassem. No dia dez de agosto de 1908 cria-se a Academia Maranhense de Letras com o seu Patrono geral Gonçalves Dias com o intuito de imortalizar os grandes escritores maranhenses e de disseminar as obras literárias para todo Brasil. Dentre os grandes literatos temos uma itapecuruense ilustre conhecida como Mariana Luz que em seu epigrama tem escrito a “cigarra que jamais parou de cantar” escreveu um único livro “Murmúrios” que possibilitou a conquista da cadeira de numero trinta e dois na Academia Maranhense de Letras.
Todo este contexto histórico citado acima tem por objetivo explicitar a importância da criação de uma Academia que valorize todos os Artistas e Intelectuais itapecuruenses. Não podemos deixar que os nossos escritores como o Professore João Silveira e a Poetisa Mariana Luz fique apenas na memória de nomes de escolas e prédios públicos, temos que imortalizá-los na memória de toda a sociedade itapecuruense para que possamos ter uma consciência crítica, valorizando os nossos Intelectuais e Artistas da contemporaneidade para que no futuro eles não fiquem no esquecimento.
Com a criação da Academia Itapecuruense de Letras e Artes vamos valorizar e imortalizar nossos Escritores e Artistas do passado, presente e do

Relacionados