ACADEMICO

Páginas: 16 (3926 palavras) Publicado: 11 de fevereiro de 2014
AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES DE INSTITUIÇÃO FILANTRÓPICA DA REGIÃO SUL DE TERESINA – PI

NUTRITIONAL ASSESSMENT OF A TEENAGE PHILANTHROPIC
INSTITUTION OF SOUTH REGION TERESINA - PI











IMPORTÂNCIA DO TRABALHO

A avaliação do estado nutricional é essencial para o diagnóstico da saúde e nutrição, favorecendo orientações educativas e o monitoramento de intervençõesterapêuticas.

Ressalta-se a importância de estudos sobre nutrição e hábitos alimentares de adolescentes, por constituir um tema de valor não só para os profissionais da área de nutrição como também de Enfermagem, uma vez que participam da equipe de saúde, aplicando em suas consultas conhecimentos sobre questões relacionadas à saúde em todos os aspectos, avaliando as necessidades edirecionando orientações e condutas a partir das deficiências encontradas









AUTOR PARA CORRESPONDENCIA

Bruna Maria Ibiapina
Endereço: Praça Pará, N 70, Bairro: Cariri, CEP: 64280000. Campo Maior- PI
Telefone: (086) 3252-2839 ou 9829-0252
Email: brunamaria73@hotmail.com

AUTORES

Aucilene Faustino SILVA;
Bruna Maria IBIAPINA;
Iago Marx Rocha SOARES;
Jóse Ronildo SILVA;
KarllaStephane RODRIGUES;
Melkyzedek Barbosa ABREU;
Micaely Dias COELHO;
Scarlett O’hara Gomes dos SANTOS;
Thays Ianária SANTOS;
Thayrine Oliveira SILVA.

INSTITUIÇÃO ONDE O TRABALHO FOI REALIZADO

Instituição MP3
Endereço: Av. Walter Alencar, 762, B. São Pedro
Teresina- PI
Fone: (86) 3227 - 5553






AVALIAÇÃO NUTRICIONAL DE ADOLESCENTES DE INTITUIÇÃO FILANTRÓPICA DA REGIÃO SUL DETERESINA – PI

NUTRITIONAL ASSESSMENT OF A TEENAGE PHILANTHROPIC
INSTITUTION OF SOUTH REGION TERESINA - PI

RESUMO
O presente estudo teve como objetivo avaliar o estado nutricional e o estilo de vida dos adolescentes de instituição filantrópica em Teresina-PI. Para avaliação do estado nutricional dos adolescentes utilizou-se IMC/I e E/I, e aplicou-se questionário de Freqüência do ConsumoAlimentar. Estudo transversal, realizado em 41 adolescentes. Observou-se que 61,5% pertenciam ao sexo masculino e, na avaliação do estado nutricional, 31,25% encontrava-se com excesso de peso, enquanto que no sexo feminino foi detectado que 30% estavam com excesso de peso. O consumo de verduras, legumes e frutas no sexo feminino é maior quando comparado ao do sexo masculino. Sendo assim, pode-sedizer que o sexo feminino apresentou melhores condições de saúde, no entanto, o baixo consumo de frutas, verduras e legumes pode estar contribuindo para o estado nutricional de sobrepeso e obesidade nos adolescentes e também para um maior acometimento das doenças crônicas não transmissíveis no futuro.
Palavras-chave: adolescentes, avaliação nutricional, consumo alimentar, antropometria.ABSTRACT
This study aimed to assess the nutritional status and lifestyle of adolescents from a philanthropic institution. In order to evaluate the nutritional status of adolescents, it was checked the weight and height, and applied a questionnaire about the Food Consumption Frequency. It is a cross-sectional study with a sample of 41 adolescents, which 61.5% were male. Among the male population, 31.25%were overweight in the assessment of nutritional status, whereas in females, 30% were overweight. The consumption of vegetables and fruits is higher in females compared to males. Thus, women presented a better health. However, the low consumption of fruits and vegetables between males may be contributing to the nutritional status of overweight and obesity in adolescents; thus, higher prevalence ofchronic diseases in the future.
KEYWORDS: Teens, Nutritional Assessment, Dietary Intake, Anthropometry.





INTRODUÇÃO

A alimentação e a nutrição constituem requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, possibilitando a afirmação plena do potencial de crescimento e desenvolvimento humano com qualidade de vida e cidadania. Sempre que grupos populacionais são incapazes,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acadêmico
  • Acadêmico
  • Academico
  • Academico
  • Acadêmico
  • Academico
  • Academicos
  • Acadêmico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!