Academico

Páginas: 10 (2291 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
1. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
O pH é uma característica de todas as substancias, determinado pela concentração de íons Hidrogênio (H+). Os valores variam de 0 a 14, sendo que os valores entre 0 e 7 são considerados ácidos (quanto mais próximo de 0, mais ácida é a solução), o 7 é neutro e os valores entre 7 e 14 são básicos ou alcalinos. Quando essa concentração esta ácida, há uma maior concentraçãode íons H+ na solução. Quando está básica, ocorre o contrario, há uma maior concentração de íons OH+. Esse pH pode ser calculado pela formula:
pH = - log [H+]
Na química analítica, o pH é um dos parâmetros mais importantes da determinação da maioria das espécies químicas de interesse tanto ácido quanto básico. Seu controle também é aplicado nas práticas agrícolas, para medir a acidez do solo epossui ainda muitas outras aplicações importantes, como farmácia, medicina, indústrias alimentícias, entre outras.
Quando ocorre uma dissociação de ácidos ou bases em solução aquosa, sejam eles eletrólitos fortes ou fracos, o calculo da acidez da acidez da solução é obtido considerando as atividades dos ions OH-. Em soluções diluídas, a atividade de uma espécie pode ser considerada igual a suaconcentração em quantidade de matéria por litro da solução (mol/L-1).
Em uma soluço de acido forte, HÁ, a concentração de íons H+ é igual a concentração analítica, CHA, ou seja, a concentração total do ácido conforme a equação:
HA H+ + A-
Para Skoog (2006), uma solução tampão de qualquer pH desejado pode ser preparada pela combinação de quantidades calculados de um par ácido-baseconjugado adequado. Em ordem, os valores de pH de tampões preparadas a partir de receitas geradas teoricamente diferem dos valores previstos por conta das incertezas nos valores numéricos.
Os indicadores, por sua vez, são substâncias orgânicas que possuem moléculas grandes que se alteram em função da acidez no meio em que se está presente (solução). Por suas estruturas moleculares alteradas, essassubstâncias passam a apresentar cores diferentes indicando a acidez ou basicidade para alguns indicadores ou, indicando apenas bases, que é o caso do indicador Fenolftaleína.
Mahan (1995), afirma que a cor da solução dependerá da concentração de H3O+, se ela for alta [HIn]>[In], a solução é incolor indicando a acidez; mas se ela for pequena, [In]>[HIn], a solução será de rosa a vermelha indicado abasicidade.

















2. MATERIAIS E REAGENTES
2.1 MATERIAIS
Pipeta gradua 1 mL;
Pipeta graduada 20 mL;
Pêra;
Béquer 25 mL;
Béquer de 50 mL;
Balão volumétrico de 50 mL;
Conta gotas;
Espátula;
Luva descartável;
Balança analítica
pHmetro
2.2 REAGENTES
Água destilada;
Ácido acético (CH3COOH);
Acetato de sódio (CH3COONa) sólido;
Ácido Clorídrico (HCl);
Hidróxidode Sódio (NaOH) sólido;
Cloreto de Sódio (NaCl) sólido;
Amônia (NH3);
Cloreto de Amônia (NH4Cl) sólido;
Indicador ácido-base Fenolftaleína (C20H14O4).






3. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
I. PREPARO DE SOLUÇÕES
Calculou-se a massa e volume dos seguintes reagentes:
a) Preparo da solução de 50 mL 1,0 mol/L de ácido acético (CH3COOH)
Adicionou-se uma pequena quantidade de água destiladaem um balão volumétrico de 50 mL, em seguida pipetou-se 3 mL de ácido acético (CH3COOH) no mesmo balão, depois completou-se com água destilada até os 50 mL de solução final.
b) Preparo da solução de 50 mL 1,0 mol/L de acetato de sódio
Neste béquer foi adicionado 6,8 g de acetato de sódio e um pouco de agua ate sua completa dissolução, em seguida foi-se transferido ao balão de destilação essasolução e completada a solução até 50 mL de solução.
c) Preparo da solução de 50 mL 1,0 mol/L de ácido clorídrico (HCl)
Mediu-se 0,4 mL de HCl e adicionou-se em água no balão. Depois se adicionou mais agua até completar 50 mL.
d) Preparo da solução de 50 mL 1,0 mol/L de hidróxido de sódio (NaOH)
Pesou-se 0,2 g de NaOH, dissolveu-se em água e completou-se o seu volume (50 mL) num outro...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acadêmico
  • Acadêmico
  • Academico
  • Academico
  • Acadêmico
  • Academico
  • Academicos
  • ACADEMICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!