academica tatiane

Páginas: 21 (5148 palavras) Publicado: 23 de outubro de 2013









Unidade de ensino: Anhanguera Ananindeua
Curso: Serviço social
Disciplina: serviço social
Alunos: Tatiane Teodósio lopes
RA: 7988742859
Titulo da atividade: trabalho de pesquisa
Cidade: Belém Ananindeua
Data: 04/10/2013



OBRAS DE DEBRET
Pintor e ilustrador francês Jean Baptiste
Debret 18/04/1768,
Paris (França) 28/06/1848.
Jean Baptiste Debret nasceu emParis, na França, em 18 de abril de 1768. Formado pela Academia de Belas Artes de Paris, Debret foi um dos membros da Missão Artística Francesa ao Brasil, organizada a pedido do rei dom João 6º. Liderada por Joachim Lebreton, a missão era composta também pelo arquiteto Charles-Simon Pradier e pelo paisagista Nicolas-Antonine Taunay e seu irmão, o escultor Auguste Marie Taunay.Debret era primo deJacques-Louis David (1748-1825), chefe da escola neoclássica francesa, com quem estudou e por quem foi influenciado. Como pintor oficial do Império, Debret desenhou a bandeira do Brasil com a cor verde e o losango amarelo que permaneceram na bandeira republicana.
O artista chegou ao Rio de Janeiro em março de 1816 e ficou no Brasil até 1831, ou seja, 15 anos ele passou no brasil.
Ele decidira deixarParis por causa da derrota de Napoleão e a perda de seu único filho.
Seu trabalho retrata o cotidiano, o processo de independência do Brasil e os primeiros anos do governo de Pedro 1º. Uma de suas obras mais conhecidas é um quadro de dom João em tamanho real.
Além de pintar retratos da família real, como uma grande tela sobre a coroação de Dom Pedro 1º., ele lecionou na Academia Imperial deBelas Artes do Rio de Janeiro. Em 1829 montou a primeira exposição de artes do Brasil, com os trabalhos dos alunos.
Após regressar à França, publicou entre 1834 e 1839, uma série de gravuras reunidas em três volumes. A preocupação documental do artista é evidente nas páginas da "Voyage Pitoresque et Historique au Brésil ou Séjour d'un Artiste Français au Brésil" (Viagem Pitoresca e Histórica aoBrasil ou Estadia dum Artista Francês no Brasil). Morreu em 28 de junho de 1848, em sua cidade natal.
Com um colorido harmonioso, a obra tem um enfoque historiográfico e procura traçar um painel do Rio de Janeiro. Trata-se de um dos poucos registros dos usos e costumes do Brasil nos primeiros anos do século 18.
Sem o seu trabalho, não haveria imagens mostrando o sofrimento dos escravos ou como era avida da população brasileira nas ruas e até mesmo em suas casas. Desenhista atento às questões sociais, o artista conferiu também dignidade aos índios que retratou.


Jean Baptiste Debret nasceu em Paris, capital da França, em 18 de abril de 1768. Estudou pintura com um famoso artista francês chamado Louis David, que era seu primo. Gostava de pintar cenas históricas e seu talento era elogiadopelos críticos.
Em 1814, um triste fato abalou profundamente a vida de Debret: a morte de seu único filho, um rapaz de 19 anos. No dia 22 de janeiro de 1816, Debret embarcou rumo ao Rio de Janeiro, aonde chegou no dia 26 de março, maravilhado com a vista da Bahia de Guanabara.
Em 1829, montou a primeira exposição pública de arte no Brasil. O próprio Debret organizou e pagou o catálogo dessaexposição, na qual foram exibidos 115 trabalhos: 33 dos professores e 82 dos alunos. No ano seguinte, Debret consegui montar mais uma exposição. Mas depois que ele voltou para a França, só em 1840 realizou-se outra exposição de arte no Brasil.
Quando voltou para a França em 1831, levou com ele seu aluno Manuel Araújo de Porto- Alegre, para que este se aperfeiçoasse na arte da pintura. Na França,Debret escreveu e publicou um livro sobre o Brasil, ilustrando-o com desenhos e aquarelas. A esse deu o titulo de Viagem pitoresca e histórica ao Brasil.

Debret morreu em 1848, em Paris, com oitenta anos de idade. Mas sua obra não foi esquecida e é hoje uma valiosa fonte de informações para o estudo da História do Brasil.
Debret provavelmente nunca pensou que se tornaria famoso no Brasil. Tão...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tatiane
  • Tatiane
  • tatiane
  • tatiane
  • tatiane
  • tatiane
  • academica
  • academica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!