academia

Páginas: 29 (7025 palavras) Publicado: 13 de maio de 2014
FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA REGIÃO MISSIONEIRA - FETREMIS
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO “LATO-SENSU” EM EDUCAÇÃO DO CAMPO







A CONTRIBUIÇÃO DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL




MICHAEL AURÉLIO BAUM












SÃO PAULO DAS MISSÕES – RS 2013

FACULDADE DE EDUCAÇÃO E TECNOLOGIA DA REGIÃOMISSIONEIRA - FETREMIS
CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO “LATO-SENSU” EM EDUCAÇÃO DO CAMPO







A CONTRIBUIÇÃO DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL




Monografia apresentada à FETREMIS, como parte dos Requisitos para a obtenção do título de Especialista EDUCAÇÃO DO CAMPO sob Orientação do Professor Everton Mario de Oliveira.NOME: Michael Aurélio Baum












SÃO PAULO DAS MISSÕES-RS, 2013


TERMO DE APROVAÇÃO

O (a) aluno(a), MICHAEL AURÉLIO BAUM, regularmente matriculado(a) no Curso de Pós-Graduação Latu Sensu ­– Especialização em “EDUCAÇÃO DO CAMPO” apresentou a monografia “A CONTRIBUIÇÃO DA GEOGRAFIA NA EDUCAÇÃO DO CAMPO PARA A PRESERVAÇÃO AMBIENTAL” obtendo do orientador anota “__________ “ Resolução 01/2007 do CES/CNE ( Câmara de Educação Superior / Conselho Nacional de Educação) e Resolução 01/2007 da Câmara de Ensino FETREMIS ( Faculdade de Educação e Tecnologia da Região Missioneira).






SÃO PAULO DAS MISSÕES........de.................................de 2013














Professor (a) Orientador(a):___________________________________________________













AGRADECIMENTO


Agradeço primeiramente a Deus, por me colocar em caminhos que valem a pena ser percorridos e por me dar forças em momentos de desânimo e de fraqueza, a minha família por estar sempre ao meu lado em todos os momentos, em especial á meus pais Ademir e Ladir, aos meus colegas pelo apoio em vários momentos, aosprofessores pela transmissão de tantos novos conhecimentos, em especial ao professor Everton Mario de Oliveira, por contribuir na construção desse trabalho e a vida por estar me dando a oportunidade de realizar uma conquista.
































RESUMO


Atualmente uma das questões mais comentadas no meio acadêmico, no âmbito escolar e na sociedade de um modogeral, diz respeito à preservação do meio ambiente, como a Geografia tem por tema o estudo a relação do homem com o meio em que ele vive, jamais um professor poderá deixar de lado essas discussões. Assim sendo, a abordagem referida neste trabalho surgiu a partir da convivência com uma realidade que apenas utiliza o recurso natural água, sem se preocupar com as conseqüências desse uso. Buscou-seentão descobrir se na realidade escolar do meio rural do município de Mandirituba, região metropolitana de Curitiba, a existência de algum material relacionado ao uso da água e a preservação das nascentes e dos rios da região. Logo após, partiu-se para a construção de um material que atendesse essa necessidade e que despertasse nos alunos o interesse pela aprendizagem, sendo desenvolvido então ummaterial lúdico. Esse material foi construído de acordo com a realidade rural do município de Mandirituba, onde está inserido o Colégio Estadual do Campo Professora Maria Senek Wosnhaki, o material foi posteriormente aplicado em sala de aula, buscando alcançar os objetivos iniciais desse projeto. Já era de grande conhecimento a importância do ensino lúdico nas modalidades de ensino e após arealização desse trabalho, constatou-se ainda mais o valor dessa metodologia, pois os resultados alcançados foram de grande validade, para a proposta inicial do trabalho.

Palavras-chaves: Preservação; Ensino lúdico; Nascentes: Rios.
























LISTA DE FIGURAS


FIGURA 1: MODELO DO QUESTIONÁRIO PRELIMINAR ..................................... 16
FIGURA 2:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Academia
  • Academia
  • academia
  • Academia
  • Academia
  • academia
  • Academia
  • Academia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!