Acadêmico

Páginas: 2 (353 palavras) Publicado: 24 de abril de 2013
1. Introdução:
A lei da velocidade de uma reação o química é uma equação que relaciona a velocidade de uma reação com a concentração dos reagentes elevadas em certos expoentes. Definindo a lei davelocidade podemos definir a ordem de uma reação também. A ordem da reação é o valor numérico os quais estão elevados os expoentes dos reagentes participantes da reação.
Um dos métodos para adeterminação da ordem de uma reação experimentalmente, é o método das concentrações em excesso. Este método é muito simples, basta utilizar-se, como o próprio nome já diz, do excesso de concentração dosreagentes participantes na reação. Exceto um deles, os demais reagentes não devem influenciar na velocidade da reação, mas sim este de menor concentração.
Para demonstrar este método utilizaremos areação de Maucourt-Fissen:

H2O2 + 2I- + 2H+ 2H2O + I2

Cuja equação nas condições de excesso do íon I- e do íon H+ é:

-dH2O2dt=k [H2O2]α
Sendo α a ordem da reação em relação a H2O2.Neste caso também igual a ordem global da reação. Lembrando que ordem global é a soma das ordens dos reagentes na reação. E k a constante observada no experimento, válida apenas para condiçõesparticulares deste experimento.
 Desse modo se a reação for de ordem zero em relação ao H2O2, existirá uma relação linear entre [H2O2]0 - [H2O2] e o tempo, se for de primeira ordem existirá uma relaçãolinear entre ln [H2O2]/ [H2O2]0  e o tempo e, se for de segunda ordem, o tempo será proporcional a 1/[ H2O2] - 1/[ H2O2]0.
Outra reação que faz parte do processo embora não estudaremos sua cinética,é a reação entre o tiossulfato ( de concentração conhecida) e o iodo. Onde o iodo (I2) produzido na reação é transformado em iodeto (I-) pelos íons de tiossulfato. Segue a reação:

2S2O32- + I2 =S4O62- + 2I-

Esta reação é a responsável pela mudança de cor no iodo, pois, ao adicionarmos a amido na solução ele reage com o iodo livre e altera sua cor. E o tempo necessário para a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acadêmico
  • Acadêmico
  • Academico
  • Academico
  • Acadêmico
  • Academico
  • Academicos
  • ACADEMICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!