acadêmico

Páginas: 2 (313 palavras) Publicado: 17 de agosto de 2014
China
Desde que iniciou as reformas há 30 anos, vem crescendo a taxas muito elevadas. Ao contrário de outros países quepossuíam uma economia planificada, a transição chinesa foi acompanhadapor melhoria nas condições materiais e sociais da população.
A China é particular por uma série de fatores, relacionados, entreoutros aspectos, a seu tamanho, a sua taxa de crescimento e a suaposição geopolítica. Estas particularidades, bem utilizadas pelas lideranças, vêm dando à China certos graus de liberdade que não sãousualmente disponíveis para os demais países emdesenvolvimento. Isto se reflete na autonomia de sua política econômica, assim como na capacidade de negociar com os outros países e com as empresasmultinacionais.

A base da autonomia da China estáfortemente relacionada às realizações de seu comércio exterior, uma vez que a dependência de recursos externos poderia implicar ingerência naspolíticas internas. Nos anos 70, negociaçõesinternacionais, relacionadas ao processo de aproximação com os Estados Unidos, propiciaram condições muito favoráveis de financiamento e o acesso privilegiado aomercado americano, que foram combinadoscom políticas voltadas a atrair capital estrangeiro e a estimular as exportações, tanto que hoje se configura entre as 12 mais facilitatórias em relação a acesoas suas fornteiras de acordo com oDoingbusiness 2011/12. Contrariamente a muitos países de industrialização tardia, a promoção do comércio exterior foi um componente essencial do desenvolvimentochinês.

Muitas das reformasestão ainda incompletas, e tanto o sistema empresarial como o sistema financeiro apresentam ainda muitas fragilidades. Falta um sistema adequado de direitos de propriedade, oque leva muitoscríticos a duvidar da persistência do bom desempenho da economia uma vez que as primeiras e mais fáceis fases de crescimento cheguem ao fim. Dúvidas também aparecem em relação à... [continua]
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acadêmico
  • Acadêmico
  • Academico
  • Academico
  • Acadêmico
  • Academico
  • Academicos
  • ACADEMICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!