Acadêmico

Páginas: 10 (2346 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7

1 INTRODUÇÃO
Originado de uma prática concreta e de uma posição de vanguarda, o Serviço Social no princípio, caracterizou-se pela formação de profissionais destinados aatuarem nos problemas sociais, que envolveram todos os setores da sociedade, como uma conseqüência das transformações econômicas e industriais, surgidas a partir da segunda metade do século XIX.
Os grandes desafios impostos ao Serviço Social na contemporaneidade se direcionam para o engajamento nas lutas sociais, a incorporação de um projeto ético-político voltado para a construção de umasociedade igualitária, justa e inclusiva, e a recuperação da crença de que os sujeitos históricos são capazes de construírem novos padrões de sociabilidade. Acreditar, portanto, na possibilidade de um mundo melhor.
O Serviço Social é uma profissão dinâmica que possui um curto, mas belo processo histórico. Seus fundamentos foram estruturados no final do século XIX, quando se consolidou o processo deindustrialização, conhecido na história da humanidade.
2 DESENVOLVIMENTO
Serviço social são planejamentos e a execução de políticas públicas e de programas sociais voltados para o bem-estar coletivo e para a integração do indivíduo na sociedade. O Serviço Social é uma profissão de nível superior, cuja regulamentação foi atualizada pela Lei 8.662/1993 e só pode ser exercida por um Assistente Social.Tem um caráter interventivo e sua atuação na realidade social é embasada em princípios norteadores da profissão: defesa dos direitos humanos e sociais; posicionamento em favor da justiça social e equidade; democratização do acesso aos bens e serviços relativos às políticas públicas e sociais; compromisso com a qualidade dos serviços prestados à população.
O serviço social surge da emergência daquestão social do conjunto das expressões da desigualdade social, econômica como também cultural, ou seja, problemas da sociedade capitalista madura, do antagonismo entre o capital e o trabalho.
É evidente que é uma profissão que foi criada para, teoricamente, facilitar a vida dos necessitados, oprimidos e dos que não dispõe de outro recurso senão a força de trabalho, mas na prática é apenas maisum instrumento do capitalismo e da burguesia, na tentativa de refrear as manifestações eminentes que se ameaçavam a eclodir em todas as regiões, cujo senhor maior era o capitalismo. Porém, não significa dizer que deva (o profissional) trabalhar a favor do capitalismo e dos burgueses, contribuindo com a ideologia que massacra e a alienação, deve, entretanto, usar de estratégias para atender aos‘dois senhores’, ter conhecimento da legislação em vigor e da conjuntura em questão para saber dosar a atuação e satisfazer aos dois lados da mesma “moeda social” (burguesia e proletariado/ instituição e usuário). No princípio, o serviço social, possuía um caráter de filantropia, sem, contudo, apresentar um perfil profissional. Durante muito tempo, o mesmo assim se manteve, aderindo, posteriormente,aos dogmas da doutrina social da Igreja Católica, que deu um aspecto ‘humanista’ à profissionalização desta área, perfil este que foi incorporado no início do século passado, pelo Serviço Social desenvolvido no Brasil.
Por tanto o Serviço Social é uma profissão de caráter sócio-político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das Ciências Humanas eSociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho.
Todavia os marcos do surgimento do Serviço Social coincide com o início do processo de industrialização e do crescimento das populações das áreas urbanas. Vários movimentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acadêmico
  • Acadêmico
  • Academico
  • Academico
  • Acadêmico
  • Academico
  • Academicos
  • ACADEMICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!