acadêmico

Páginas: 9 (2150 palavras) Publicado: 28 de agosto de 2013
Solubilidade

1- OBJETIVOS

Identificar algumas variáveis que afetam a solubilidade. Utilizar técnicas simples de extração. Purificar o ácido acetilsalicílico por recristalização. Testar a solubilidade de alguns líquidos.


2- INTRODUÇÃO

Solubilidade
Para que um sólido se dissolva, as forças de atração que mantêm a estrutura cristalina devem ser vencidas pelas interações entre osolvente e o soluto.
Solutos com polaridades próximas à polaridade do solvente, dissolvem-se em maior quantidade do que aqueles com polaridades muito diferentes. Cloreto de sódio e água são substâncias muito polares, mas ácido acetilsalicílico é bem pouco polar. Portanto, NaCl dissolve-se mas ácido acetilsalicílico tem uma solubilidade pequena em água.
Não é somente a natureza do soluto e dosolvente que influenciam na solubilidade, mas a temperatura também é importante. A solubilidade de quase todos os compostos orgânicos aumenta com um aumento de temperatura. Este fato é utilizado na técnica de purificação chamada de recristalização. O efeito da temperatura na solubilidade dos compostos inorgânicos varia muito. Enquanto muitos têm a solubilidade aumentada com um aumento de temperatura,alguns tem quase a solubilidade diminuída, e outros, como o NaCl, a solubilidade quase não é afetada.
Para cada conjunto de condições existe uma quantidade limite de uma dada substância que se consegue dissolver num determinado solvente, e que se designa por solubilidade dessa substância nesse solvente. Por exemplo, à temperatura de 25 C, conseguem-se dissolver cerca de 36 gramas de cloreto desódio (o sal de cozinha) em 100 ml de água, sendo, portanto de 36 g/100 ml a solubilidade do cloreto de sódio em água. Se se adicionar mais sólido à solução este não se irá dissolver, permanecendo o soluto dissolvido em equilíbrio com o respectivo sólido que está em contato com a solução.

Separação e Purificação
Reagentes químicos são adquiridos de firmas especializadas em produtos químicos.Esses compostos ou são extraídos de fontes naturais ou são sintetizados a partir de outros compostos (através de reações químicas). Qualquer que seja a origem, extrações ou sínteses raramente produzem produtos puros, e algum tipo de purificação é necessário. Convém observar que compostos comerciais apresentam diferentes graus de pureza, e freqüentemente são somente 90 - 95% puros. Para algumasaplicações 95 % de pureza pode ser satisfatório enquanto que para outras finalidades uma purificação é necessária. As técnicas de purificação mais comuns são:
Extração, recristalização, cromatografia e destilação. Para a purificação de sólidos, a mais simples e o 1o método a ser tentado é a recristalização.

Recristalização
O produto obtido de uma reação química, na maioria das vezes,encontra-se no estado impuro, e é necessário purificá-lo. Quando se dissolve uma substância sólida num solvente, a quente, e depois, por resfriamento, obtém-se novamente o estado cristalino, este processo chama-se recristalização. O composto a ser purificado deve ser solúvel num solvente (ou mistura de solventes) a quente, e de pequena solubilidade a frio. Se a impureza for insolúvel a quente, separa-se amesma por filtração da mistura aquecida. No caso oposto, ou seja, se a impureza for solúvel a frio, o composto passa ao estado sólido, deixando as impurezas em solução. O difícil é a escolha do solvente ideal, isto é, o meio cristalizante. A solubilidade do composto num certo solvente pode ser encontrada em manuais de laboratório ou então por experimentação.
Esta técnica utiliza o fato do aumentode solubilidade de um sólido em relação ao aumento da temperatura da solução ou na diferença de solubilidade do sólido em relação a dois solventes diferentes. No primeiro caso, uma solução aproximadamente saturada a uma temperatura mais alta é preparada, e depois é deixada esfriar. A solubilidade diminui com a diminuição da temperatura e o sólido se cristaliza. No segundo caso, o sólido é...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acadêmico
  • Acadêmico
  • Academico
  • Academico
  • Acadêmico
  • Academico
  • Academicos
  • ACADEMICO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!