Acadêmico

Páginas: 3 (631 palavras) Publicado: 17 de junho de 2013




DISCIPLINA: DIDÁTICA
DISCENTE: NILDO SANTOS DA CRUZ








ANÁLISE CRÍTICA DO ARTIGO:
O Enfermeiro como Educador: Uma contribuição da didática e da metodologia dialética naatuação profissional












GUANAMBI, 2012
O Enfermeiro e o processo didático

O enfermeiro exerce várias funções, que vão desde a assistência à saúde até a pesquisa e o ensino. Esteúltimo requer do enfermeiro o perfil de educador, conhecedor e aplicador dos meios e métodos didáticos e pedagógicos para exercer esta função dentro da Enfermagem. Assim, ele precisa se aperfeiçoar,buscando conhecimentos na área da didática para embasar sua conduta frente a seus educandos. É preciso que haja continuamente a capacitação e preparo técnico, teórico e pedagógico para que hajatransformações na atuação do enfermeiro-educador, tornando-o capaz para exercer a docência.
Para Rodrigues e Sobrinho (2007), ter domínio na área pedagógica significa dominar o conceito deensino-aprendizagem, integrando o desenvolvimento cognitivo, afetivo-emocional e de habilidades que significa utilizar estratégias adequadas. Neste sentido é que se pensa na formação do enfermeiro docente como oelemento fundamental na consolidação da sua prática.
O bom educador não é aquele que tem um bom índice de aprovação na sua disciplina, mas aquele que cria condições para que o aluno desenvolva suashabilidades criadoras, tendo uma visão crítica do mundo em que vive voltada para análise de situações problemas, negando as visões equivocadas, alienantes e preferindo princípios autênticos, tornando-se umquestionador diante da sociedade e de si mesmo. E, para isso ocorrer é necessário que se estabeleça uma relação professor-aluno pautado nesses princípios, onde o respeito, a confiança e o compromissoperfazem a jornada de ambos aluno pelos caminhos da produção e compartilhamento do saber.
A figura do professor na sociedade sempre foi a de mestre, orientador, norteador, mediador, com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Acadêmico
  • Academico
  • Academico
  • Acadêmico
  • Academico
  • Academicos
  • ACADEMICO
  • Acadêmico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!