ACAC MET LICO 10 10 2014

828 palavras 4 páginas
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE
ESCOLA DE QUÍMICA E ALIMENTOS
INORGÂNICA EXPERIMENTAL I

SÍNTESE DE ACETILACETONATOS DE METAIS DE TRANSIÇÃO

Marisa Raquel Rodrigues – 52828
Samantha Monteiro – 55621

Rio grande, 17 de Outubro de 2014.
Introdução
Os acetilacetonatos metálicos, também conhecidos como “acac”, são íons metálicos complexados com moléculas de uma β-dicetona, a penta-2,4-diona, comumente chamadas de acetilacetona. Os complexos mais simples têm a fórmula M(acac)3 e M(acac)2. Estes complexos possuem diversas aplicações, tais como catalisadores ou estabilizadores em processos e produtos químicos, devido ao fato de que muitos complexos são solúveis em solventes orgânicos, em contraste com os halogenetos de metal correspondentes.
Os acac são bastante utilizados nos processos sintéticos de acrílicos, adesivos acrílicos, resinas de epóxido, poliuretanas, combustíveis, borrachas de silicone, entre outros. Processos de polimerização, oligomerização e transesterificação de olefinas podem também fazer uso de acetilacetonatos metálicos.
(a)
(b) A acetilacetona apresenta comportamento acídico em meio aquoso, o acac atua como ligante de íons metálicos. A ligação ao metal acontece através dos dois átomos de oxigênio, levando a formação de um quelato estável de seis membros. Estes quelatos apresentam um caráter fracamente aromático, em razão de possuírem seis elétrons π. Quando duas moléculas de acetilacetona são coordenadas ao metal, tem-se complexos com estequiometria M(acac)2, que apresentam geometria planar quadrada ou piramidal quadrada. Já quando três moléculas de acaac são coordenadas, forma-se o complexo com estequiometria M(acac)3, apresentando geometria octaédrica. Em alguns casos a ligação M-acac também é dada por meio do átomo de carbono central, sendo mais comum para os metais de transição da terceira fila, tais como platina (II) e de irídio (III).

Figura 1. Geometria dos complexos de (a) Vo(acac)2 e (b) Mn(acac)3.

O objetivo

Relacionados