Ac[ços marangig

2590 palavras 11 páginas
1-Introdução

A denominação dos aços maraging deriva da abreviação de martensita “mar” e “ageing” significa envelhecimento (endurecimento por precipitação). Isso significa que a microestrutura de aços maraging consiste basicamente de martensita com baixo teor de carbono endurecido significativamente pela formação de precipitados durante tratamento térmico de envelhecimento.
Estes aços foram desenvolvidos a partir de 1960 com o propósito de atingir alta resistência mecânica, porém garantindo boa tenacidade. São fabricados a partir de composição química equivalente à aços de muito baixo teor de carbono, adicionando-se níquel em teores elevados. Essas características permitem que o aço se transforme em martensita de baixo teor de carbono mesmo para um resfriamento lento. O teor de carbono muito baixo, a elevada pureza do material e o alto teor de níquel resultam em excelente resistência ao impacto e a alta tenacidade à fratura, que também é resultado do pequeno tamanho de grão ou de ripa da martensita. Esta martensita apresenta alta densidade de discordâncias, mas em geral sua resistência mecânica não é muito elevada, sendo suas propriedades típicas: tensão limite de resistência à tração = 950 a 1050 MPa; tensão limite de resistência ao escoamento = 650 a 800 MPa; alongamento de 17 a 19 %; redução em área de 70 a 75 % e dureza Vickers de 290 a 320 HV [1-3].
Então a resistência mecânica desta martensita com baixo teor de carbono é aumentada pelo envelhecimento através da formação de compostos intermetálicos, sendo as adições mais comuns de cobalto e molibdênio com um pouco de titânio e alumínio, ou então somente adições mais elevadas de titânio e alumínio. A martensita de Fe-Ni formada é do tipo com forma de ripa, contendo alta densidade de discordâncias, que atuam como sítios preferenciais para a nucleação de precipitados intermetálicos durante o tratamento térmico de envelhecimento. A martensita antes do envelhecimento é macia (em torno de 30 HRC), permitindo

Relacionados