Ac litos Lectio Divina

470 palavras 2 páginas
Paróquia Santo Cristo dos Milagres
Serviço do Acolitato

A Lectio Divina

A Lectio Divina é o melhor método de leitura-oração-refexão de que a Igreja dispões para poder conhecer, aprofundar e viver a Palavra de Deus. É um método que favorece o encontro pessoal e comunitário com o Senhor por meio da sua Palavra. É uma metodologia que ajuda a conhecer o texto, a gostar dele, a refletir sobre ele e a deixar que o Senhor nos fale por esse meio. É deixar-se iluminar e transformar pela Palavra de Deus.
Divide-se em : LECTIO (Leitura): é a alma da oração. É fundamental que se faça uma leitura atenta, pausada, reverente da Palavra de Deus; É o Senhor que se revela e se dá a conhecer por meio das Santas Escrituras. Deus nos fala por meio da Palavra e nós devemos escutá-lo com o coração aberto. Ao ler a Palavra, devemos fazê-lo com a predisposição de saber aquilo que o Senhor quer nos transmitir por meio dela e procurar conhecer o Senhor Jesus. Aqui não é preciso pressa! ! !

MEDITATIO (Meditação). É deter-se na Palavra, conhecê-la por dentro, apreciar os detalhes. Conhecê-la, descobrir nela a voz do Senhor. Ter uma familiaridade tal com as Escrituras que a pessoa vá adentrando-se nos ensinamentos do Senhor, conhecendo sua pessoa e seu estilo.

CONTEMPLATIO (Contemplação). É a contemplação adquirida, aquela na qual entramos no texto, para conhecê-lo por dentro, participando da cena ou da paisagem. Olhamos para o texto a partir de dentro, procurando conhecer Jesus ou os personagens interiormente, aprofundando-nos em suas inquietudes e motivações.
É a oração totalmente gratuita, desinteressada, na qual simplesmente procuramos conhecer o Senhor e estar com ele. Por outro lado, a contemplação é a oportunidade para deixar-nos deslumbrar, maravilhar e fascinar pela revelação e pela manifestação de Deus. ORATIO (Oração). Depois de escutar a Palavra, de refletir sobre ela, de conhecê-la por dentro,, de participar da paisagem e de conhecer Jesus ou os personagens, depois de

Relacionados