Acção social

Páginas: 8 (1783 palavras) Publicado: 13 de junho de 2011
A Nova Questão Social e as Novas Estratégias De Intervenção

Índice

Introdução 4
Apresentação dos elementos do grupo 5
Evolução do Técnico de Serviço Social 7
Estado Providência 9
Globalização 10
Intervençao de um Técnico de Serviço Social 12
Caso Prático 13
Reflexão Final 14
Bibliografia 16

Introdução

No âmbito da disciplina de Acção Social no Emprego e FormaçãoProfissional leccionado pelo professor Pedro Pereira, do 2º Ano, 1º semestre, foi-nos proposto realizar um trabalho de grupo com o objectivo de abordar o tema da “Globalização”.
Este contém a evolução de um Técnico de Serviço Social, fala ainda um pouco do Estado Providência, estende-se às problemáticas que resultaram da Globalização e a forma como um Técnico de Serviço Social pode resolver estas.Para finalizar temos um caso prático.

Evolução do Técnico de Serviço Social

O grande objectivo da intervenção do Técnico de Serviço Social é a mudança social, de modo a fornecer ferramentas ao indivíduo para que este alcance mais qualidade de vida e bem-estar.
Estes profissionais têm de proceder de forma diferente consoante o tipo de situação com que se deparam, poisembora haja casos que possam parecer muito semelhantes, a verdade é que possuem especificidades que podem levar a que seja necessário intervir de forma diferente. É obvio que existem metodologias a serem seguidas mas, estas têm de ser transformadas de forma a adaptar-se á realidade e á situação em causa.
A intervenção de um Técnico de Serviço Social foi sofrendo alterações ao longo do tempo,devido a novas problemáticas emergentes (resultantes de factos como primeira e segunda guerra mundial, industrialização, globalização, entre outros).
Com a globalização, estando nós perante um Estado Social onde desenvolveram-se e surgiram novas áreas de intervenção, no contexto social, nomeadamente apoio aos imigrantes, combate á pobreza, intervindo também com populações-alvo designadamenteidosos (que se encontram abandonados pois hoje já não existe aquela preocupação que estava patente antigamente vivenciando-se situações de isolamento muitas vezes com graves carências económicas), com crianças em risco ou abandonadas (supondo-se na maior parte das vezes que são resultado de uma gravidez na adolescência ou pelo facto dos pais não terem condições económicas para a criar), jovens emrisco de marginalidade, situações de criminalidade, toxicodependência, pessoas portadoras de deficiência entre muitas outras.
Nos últimos anos tem-se desenvolvido métodos de investigação e formas de intervenção (consultam-se informações pré-existentes e depois parte-se para o contacto directo com os indivíduos que se encontram em situações problemáticas). Há uma observação directa para queseja possível detectar problemas e necessidades, sendo este um processo que anteriormente não executado no exercício desta profissão.
Actualmente, estes profissionais têm um trabalho interdisciplinar na medida em que têm de equacionar e participar na resolução de grandes problemas de desenvolvimento. Dado que estas são bastante complexas exigindo um trabalho bem mais habilitado por parte dotécnico, este pode contar com o apoio de outros profissionais e de instituições complementares. Grande parte dos técnicos de serviço social actua em equipas multidisciplinares, constituídas conforme a área em que estão a intervir.
A evolução da intervenção do técnico de serviço social é constante pois, enquanto existirem desigualdades sociais, questões sociais e a humanidade, que seencontra em constante transformação, estes profissionais terão de adaptar a sua intervenção às necessidades sociais das sociedades contemporâneas.
Tem de existir obrigatoriamente uma evolução neste sector pois, de dia para dia surgem novos problemas sociais. Com alterações de carácter económico, social, cultural, as problemáticas já existentes também vão sofrendo alterações sendo necessária uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Movimentos Sociais e Acção Colectiva
  • Adopção e o Papel da Acção Social
  • Politicas da acçao social
  • Acção social, cultura e civilização
  • Manual de acção social
  • Uma acção de mecenato social na empresa
  • Acção
  • politicas publicas na area de accao social em mocambique periodo de 1975

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!