Abya Ayala tensões e territorialidades (resenha)

883 palavras 4 páginas
Abya Yala
Implicações Ideológicas e Territoriais
Carlos Walter PORTO-GONÇALVES, é Doutor em Geografia pela UFRJ e Professor do Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Federal Fluminense. Ganhador de prêmios como o da Casa de las Américas em Literatura Brasileira, 2008, e do Chico Mendes em Ciência e Tecnologia, em 2004. É autor de diversos artigos e livros publicados em revistas nacionais e internacionais.
Entre América e Abya Yala-tensões de territorialidades¹, é um texto no qual Porto Gonçalves indaga sobre as tensões de territorialidades ambientais (o direito exigido pelos povos originários em ter seu próprio território), sociais e culturais, além dos questionamentos sobre politica, igualdade, direitos e euro-centrismo, com uma visão etnocêntrica, em defesa dos povos originários, julgo tão oprimido no passado, que não tem voz no presente e que se não tiver resgate agora será consumido pelo futuro.
A expressão Abya Yala configura-se como parte importante em um processo de desconstrução e descolonização de um pensamento europeizado e genérico sobre os Povos Originários e sobre a América (também caracterizada como novo mundo, uma vez que os europeus pensavam ter “descoberto- a”), na língua Kuna Abya Yala significa “Terra em Florescimento” ou “Terra Viva” o que se torna sinônimo de América. Sendo assim, ela vem ganhando espaço e sendo cada vez mais utilizada por esses povos, com o objetivo de estreitar os laços de pertencimento com a terra e como autodesignação desses povos originários como contra ponto a América, além do intuito de minimizar algumas passagens daquele passado sombrio no qual seus ancestrais tanto sofreram perdas (naturais, culturais, territoriais e até familiares).
Quando se utiliza a expressão Povos Indígenas são deixadas de lado varias diferenças especificas de cada um desses povos originários, pois nenhum desses se denominaria de índio, sendo que cada desses possui sua própria autodesignação e atribuíam diferentes

Relacionados

  • Colonidade do saber
    102439 palavras | 410 páginas
  • A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais Perspectivas latino-americanas - Edgardo Lander
    102439 palavras | 410 páginas
  • A colonialidade do saber - Edgardo Lander (Org).
    102439 palavras | 410 páginas