abuso xesual na infacia

980 palavras 4 páginas
A segunda infância de acordo com Piaget chamava se de Estagio pré-operatório do desenvolvimento cognitivo, ele afirma que o conhecimento vem de construções sucessivas constantes de novas estruturas. Piaget, a partir da observação cuidadosa de seus filhos e muitas outras crianças concluem que questões importantes às crianças não pensem como os adultos, por ainda lhes faltarem certas habilidades, a maneira de pensar ainda é diferente, não somente em grau como em classe.
Em suas minuciosas pesquisas ele utilizava métodos como questionários, entrevistas e até mesmo a observação, sendo esse o mais importante deles. Ao acompanhar o desenvolvimento do ser humano, Piaget concebeu períodos ou estágios no crescimento do ser humano, que traz novas formas de organização mental.
Quando ele descreve a aprendizagem, tem um enfoque diferente do que normalmente se atribui a esta palavra, ele separa o processo cognitivo inteligente em duas palavras: aprendizagem e desenvolvimento.
Para Piaget a aprendizagem se refere a uma resposta particular, aprendida em função da experiência obtida de forma sistemática ou não. Enquanto que o desenvolvimento seria uma aprendizagem de fato, sendo este responsável pela formação dos conhecimentos.
Segundo a teoria de Piaget, quando a criança não tem noção de conservação, isto é, quando ela não acredita que pode haver diferentes configurações para um mesmo objetivo, ela esta passando pelo período pré-operatório ou 2º infância, algumas das características são animismo, egocentrismo, raciocínio trasdutivo, incapacidade de distinguir a aparência da realidade e etc...
PRÉ-OPERATORIO
É nesta fase que surge na criança a capacidade de substituir um objeto ou acontecimento por uma representação, está substituição segundo Piaget é possível graças à função simbólica. Neste estagio a criança já não depende unicamente de suas sensações, de seus movimentos, mas já distingue um significado, como imagem, palavra ou símbolo. Este estagio também é

Relacionados