Abuso Sexual1original

764 palavras 4 páginas
INTRODUÇÃO
O abuso sexual infantil é um tipo de exploração de crianças que ocorre quando estes são usados para a gratificação sexual de adultos, adolescentes ou idosos mais velhos. Considera-se abuso quando o agredido não possui amadurecimento psicológico e biológico, suficiente para impedir a prática da atividade libidinosa. Tal pratica é imposta as crianças por meio de violência física ou psicológica, ameaças ou mesmo indução da vitima à realização do ato. Tal violência pode ser identificada nas diversas classes sociais e independe de religião, etnia e cultura. Estudos assinalam uma diversidade de sintomas que estão associados ao abuso sexual infantil, como os direcionados aos distúrbios comportamentais, emocionais e sociais. Ao avaliar o abuso sexual infantil, na perspectiva dos Direitos Humanos, deve-se considerar a questão social e as repercussões causadas na saúde da criança.

Desenvolvimento
O abuso sexual infantil pode ocorrer em contextos intrafamiliares e extrafamiliares. A relação intrafamiliar ocorre entre os integrantes de grupo familiar, sendo que a criança está ligada por meio de laços parentais. A relação extrafamiliar ocorre fora do âmbito parental e geralmente envolve pessoas que a criança pouco conhece ou desconhece totalmente.
Independente do contexto, as consequências do abuso sexual infantil podem variar desde a ausência de sintomas até a manifestação de sérios problemas físicos, emocionais e sociais. Os resultados podem surgir a curto e longo prazo e variam de acordo com a idade da vítima. Em geral, as consequências do abuso sexual se dividem entre físicas e psicológicas.
O abuso sexual infantil pode desencadear distúrbios emocionais graves, todavia um número considerável de vítimas não apresenta qualquer sintoma, dificultando a identificação da violência. Deve-se considerar que a presença isolada de indicadores não é suficiente para a interpretação de abuso sexual, havendo a necessidade de uma leitura por parte do psicólogo para um

Relacionados