Abuso sexual

Páginas: 14 (3438 palavras) Publicado: 14 de março de 2014
REPENSANDO OS CONCEITOS DE VIOLÊNCIA, ABUSO E
EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E DE ADOLESCENTES
Resumo Crítico
1. Abuso sexual ou Maus Tratos?
O abuso sexual define principalmente com violência sexual onde é imposta à criança e/ou adolescente satisfazendo agente abusador. Também consta-se o abusador sexual se dar por maus tratos gerando violência, vale ressaltar que o abuso sexual doméstico édenominado incesto, relação entre parentes. Contudo o conceito de abuso se define em diversos autores. Segundo Gabel (1997), significa ultrapassar os limites e, portanto, transgredir um mau uso e um uso excessivo.
Para Ravazzola (1997), refere-se a um estilo, um padrão, a uma forma de tratamento que uma pessoa exerce sobre a outra, sobre si mesma. Quem exerce um abuso não aprende a regular, amedir, a dizer, a escutar e respeitar.
Para Doris (1997), o abuso sexual vai além mesmo não estando prontos para consentir e para viver determinada situação.
O autor Daniel Welzer Lang (1988), ressaltar que o abuso sexual é uma dominação, abuso sexual, abuso de poder, de confiança.
Os primeiros estudos feitos sobre violência contra criança e adolescente foram realizados por meios devitimas de maus tratos físicos. Diante disso o tema abuso sexual tem a compreensão de incluir a categoria de maus tratos.
2. VIOLÊNCIA SEXUAL – A CATEGORIA CHAVE NA COMPREENSÃO DO ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇA E ADOLESCENTE.

A violência sexual não escolhe classe social, ocorre em toda parte, sendo a criança e/ou adolescente tem que ser analisada em seu contexto histórico, econômico, cultural, social eético.
Nos tempos da colônia a criança não é considerada sujeitos de direitos, situação que se reproduz diante de séculos, sendo assim a história social da infância no Brasil, tendo autoritária do pátrio poder, com castigos físicos, e outros. Com poder da ideologia machista e de idade dos adultos exerce o domínio sobre criança e/ou adolescentes, vitimando-as na categoria de violência.
O poderse define em força, autoridade, decisão impulsora, visando alcançar objetivos definidos a outra pessoas, grupos em diferentes formas, violento e não violente no poder.
Para conceituar a violência sexual, temos que compreender a natureza do processo e os tipos de violência.
A relação sócio afetivas e culturais dentre todos. Confundindo os papeis naturais diante da sociedade que nela vive emrelação da família afetiva do mesmo.
3. REPENSANDO O CONCEITO DE ABUSO SEXUAL.
Devemos compreender a importância da relação que distingui o abuso sexual. Que se trata de um carácter sexual.
Para Faleiros, o consentimento da vitima sexual abrange um contexto de dominação, uma relação forçada. Possamos discutir essas tais relações que perpetua em diferentes situações convividas em muitos no âmbitofamiliar. As situações de abuso sexual intra e extrafamiliar verificarem-se as análises propostas.
Expressões de fantasias, desejos e pulsões incontroláveis e compulsórias de violentador a vitima, envolvendo crianças ou adolescente sem consentimento provocando danos físicos psicológicos e sociais com graves sequelas por toda a vida.
3.1 A DOMINAÇÃO SEXUAL PERVERSA.
A dominação sexual perversa quese constitui na construção de um relacionamento perverso, que se mantém através de dominação psicológica. Esse tipo de violência pode ser: repetitiva, de longa duração em muitas situações com tolerância ou com convivência familiar no meio ambiente, sob o domínio do violentador.
A dominação sexual perversa contra a criação é denominada de carácter pedófilo, podendo ser incestuosa, e não ocorresempre em lugares fechados com diferentes e variadas formas abusivas, tendo violências físicas e psicológicas, fazendo uso de forças e poder diante de vitimas inofensivas e sem concordância no ato criminal.
Muitos casos são de parentes considerados incestuosos, de amigos, vizinhos, os mais conhecidos e próximos denominados não incestuoso, sendo os violentados conhecidos da vitima e/ou de sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Abuso sexual
  • Abuso sexual
  • Abuso sexual
  • abuso sexual
  • Abuso sexual
  • Abuso sexual
  • Abuso sexual
  • abuso sexual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!