ABSOLUTISMO

Páginas: 4 (849 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
ABSOLUTISMO
INTRODUÇÂO

Absolutismo é uma teoria política que defende que alguém (em geral, um monarca) deve ter o poder absoluto, isto é, independente de outro órgão. É uma organização políticana qual o soberano concentrava todos os poderes do estado em suas mãos. Os teóricos de relevo associados ao absolutismo incluem autores como Maquiavel, Jean Bodin, Jaime VI da Escócia e I deInglaterra, Bossuet e Thomas Hobbes. Esta ideia tem sido algumas vezes confundida com a doutrina do "Direito Divino dos Reis", que defende que a autoridade do governante emana diretamente de Deus, e que nãopodem ser depostos a não ser por Deus, defendido por alguns absolutistas como Jean Bodin, Jaime I e Jacques Bossuet.
A Monarquia Absolutista nasce com Luís XIV de França, conhecido como "Rei-Sol", logoapós a morte do seu primeiro-ministro, em 9 de Março de 1661, o Cardeal Mazarino.




Este sistema é originário das mudanças ocorridas no continente ao final da Idade Média, onde na maioria dasregiões da Europa acontece o fenômeno da centralização política nas mãos do rei, auxiliado pela classe burguesa. Os comerciantes e financistas visavam vantagens econômicas, como por exemplo, o fim dediversos impostos e taxas existentes em regiões de um mesmo país em mãos de líderes regionais diferentes. Por outro lado, o monarca naturalmente buscava um sistema de governo onde pudesse exercer omáximo de seu poder, sem interferência da igreja nem dos senhores locais.
Deste modo, surge o absolutismo, onde o rei exerce o poder de forma indiscriminada, com mínima interferência de outros setoresda sociedade, e a classe burguesa apoiadora do monarca poderá prosperar com a unificação do poder nas mãos de um indivíduo em que confiam e que os auxilia a manter um comércio de proporções nacionais(em certos casos, até internacionais). Além disso, os negociantes financiariam os diversos projetos do monarca, e em troca, conseguiriam participações substanciais nos negócios do Estado.
Com o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Absolutismo
  • absolutismo
  • Absolutismo
  • absolutismo
  • ABSOLUTISMO
  • ABSOLUTISMO
  • Absolutismo
  • Absolutismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!