absolutismo monarquico

Páginas: 6 (1430 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
 
O Absolutismo Monárquico.

Absolutismo é uma teoria política que apregoa a centralização dos poderes numa só pessoa (em geral, um monarca). Entende-se então por absolutismo o processo de centralização política numa pessoa, que dispõe desta maneira de um poder absoluto.

A centralização política trouxe consequentemente o absolutismo monárquico, passando o Rei a ser identificado como opróprio Estado e a constituir um dos elementos de unidade nacional, enquanto a população incluindo a nobreza assumia a condição de fiéis súbditos de um monarca.

O Absolutismo monárquico caracteriza-se pela concentração de poderes no Rei. Ou seja, o que caracterizava o absolutismo monárquico é o totalitarismo monárquico — o poder sem limite, absoluto do Rei. É resultado da evolução políticadas Monarquias Nacionais, que surgiram na Idade Média, fruto da aliança Rei — Burguesia.

Podemos definir o absolutismo como um sistema político e administrativo que prevaleceu nos países da Europa, no final da Idade Média e na época do Antigo Regime (séculos XVI ao XVIII). Estendeu-se até à Idade Moderna. Na atmosfera política e cultural da Idade Moderna a palavra do Rei era a palavra final,sem possibilidade de contestação. Um exemplo disso é a famosa frase ‘‘O Estado Sou Eu’’, proferida por Luís XIV.



Fatores do Absolutismo.

1. Aliança rei - burguesia:
A burguesia possuía um interesse econômico na centralização do poder político: a padronização monetária, dos pesos e medidas. Adoção de mecanismos protecionistas, garantindo a expansão das atividades comerciais; a adoção deincentivos comerciais contribuía para o enfraquecimento da nobreza feudal e este enfraquecimento- em contrapartida- garantia a supremacia política do rei.

2. Reformas Religiosas:
A decadência da Igreja Católica e a falência do poder papal contribuíram para o fortalecimento do poder real.
Durante a Idade Média, o poder estava dividido em três esferas:
- poder local, exercido pela nobrezamedieval;
- poder nacional, exercido pela Monarquia;
- poder universal, exercido pelo Papado.
Assim, o processo de aliança rei - burguesia auxiliou no enfraquecimento do poder local; as reformas religiosas minaram o poder universal colaborando para a consolidação do poder real.

3. Elementos Culturais:
O desenvolvimento do estudo de Direito nas universidades e a preocupação em legitimar opoder real. O Renascimento Cultural contribuiu para um retorno ao Direito Romano.


Mecanismo do Absolutismo Monárquico.
Criação de um Exército Nacional: Instrumento principal do processo de centralização política. Formado por mercenários, com a intenção de enfraquecer a nobreza e não armar os camponeses.
Controle do Legislativo: Todas as decisões do reino estavam controladasdiretamente pelo rei, que possuía o direito de criar as leis.
Controle sobre a Justiça: Criação do Tribunal Real, sendo superior aos tribunais locais (controlados pelo senhor feudal).
Controle sobre as Finanças: intervenção na economia, mediante o monopólio da cunhagem de moedas, da padronização monetária, a cobrança de impostos, da criação de Companhias de Comércio e a imposição dos monopólios.Burocracia Estatal: corpo de funcionários que auxilia na administração das obras públicas, fortalecimento o controle do Estado e, consequentemente, o poder real. Teóricos do Absolutismo Monárquico.


Teóricos do Absolutismo Monárquico.
Dentro do processo de centralização política, é possível encontrar as teorias que justificam a necessidade de concentração de plenos poderes no rei. Quando secoloca em prática uma política fundamentada, torna-se mais fácil a imposição e a estabilidade do sistema. Alguns filósofos que legitimaram esta visão em sua obra:
Nicolau Maquiavel (1469-1527): Maquiavel foi o responsável pela secularização da política, isto é, é o responsável pela separação entre a moral ou a ética cristã e a política, sendo que a política assume o valor supremo. Esta separação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O absolutismo monárquico
  • O absolutismo Monárquico
  • O que é o Absolutismo Monárquico
  • A principal característica do absolutismo monárquico
  • Absolutismo monarquico no reino unido
  • Fatores do Absolutismo Monárquico
  • Absolutismo monárquico no antigo regime
  • ABSOLUTISMO

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!