Absenteísmo

Páginas: 6 (1334 palavras) Publicado: 31 de outubro de 2012
ABSENTEÍSMO



Ednardo da Silva Artencio

Prof. Ivanildo Schiochetti Júnior
Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI
Processos Gerenciais (EMD0182) – Prática do Módulo I
23/11/2011



RESUMO



O objetivo deste trabalho é demonstrar que absenteísmo é um custeio que não agrega valor às organizações e que está presente em qualquer organização, podendo este causardiversas perdas para todos os processos já que absenteísmo está diretamente relacionado às pessoas.
Diante desse fato buscou-se na Tipologia de Prática de Pesquisa Documental apresentar dentre diversas formas de abordar as causas do absenteísmo, uma das teorias da administração que trata a motivação do indivíduo baseado na satisfação das suas necessidades. Na teoria da motivação de Abraham Maslow umapirâmide de necessidades foi desenvolvida para que seja possível atribuir às necessidades, de acordo com a situação que vive o indivíduo. Porém, percebesse que para reduzir o índice de absenteísmo é necessário identificar as causas estudando-as por categorias e mensurando o quanto cada uma dessas causas contribui para essa perda. E que ainda, através do método do gráfico de Pareto, é possívelidentificar dentre todas as causas descobertas, quais delas tem um significado relevante a ponto de encurtar o tempo para atuação sobre as mesmas.
Portando as informações de causa, indivíduo e ainda o quanto este, está contribuindo para o absenteísmo, criam-se programas nas organizações que satisfaçam as necessidades dos indivíduos indiretamente. Estes programas devem ser conduzidos por liderançaspreparadas para atuar situacionalmente, para que esses programas possam ter seu valor enriquecido ao contrário de tantos outros que se tornam apenas um custo para as organizações.

Palavras-chave: Absenteísmo. Motivação. Maslow.



1 INTRODUÇÃO


O absenteísmo é um termo utilizado para indicar ausências dos trabalhadores no processo do trabalho, seja por falta ou atraso.


Oobjetivo do presente trabalho é demonstrar o que é, e a importância de medir o absenteísmo, apresentando as formas mais comuns de calcular e apresentar seus indicadores, sugerindo ainda, uma teoria da administração para tratar as causas do absenteísmo.


A tipologia da prática adotada foi a Prática de Pesquisa Documental, pois se acredita que existem documentos com técnicas conhecidas eaprovadas, pelo meio científico, relacionadas ao assunto desse trabalho.





2 DESENVOLVIMENTO



2.1 DEFINIÇÃO DO TERMO E RELEVÂNCIA DO ASSUNTO
Segundo Souza (2007), absenteísmo é uma palavra de origem francesa, absentéisme que significa pessoa que falta ao trabalho por inúmeros motivos.
O absenteísmo tem sido objeto de estudo das empresas, por ser um componente docusteio que não agrega valor ao produto. Diante do mercado competitivo, tornou-se necessário a redução dos custos que, por muito tempo permaneceram imperceptíveis devido à proporção que este, afeta o processo.
O absenteísmo gera perdas não só para a organização como também para o colaborador. Logo, o absenteísmo trata-se de um problema para ambos os lados, tanto empregado quanto empregador.2.2 CAUSAS DO ABSENTEÍSMO
2.2.1 Causas
De acordo com Mallada (2007), o absenteísmo pode ser definido como voluntário e involuntário. O absenteísmo voluntário é caracterizado pelas ausências programadas, ou seja, aquelas ausências previstas, como férias e folgas. Já o absenteísmo involuntário é aquele caracterizado pelas ausências que não foram programadas, ou seja, as faltasnão previstas que na maioria das vezes são caracterizadas por problemas de saúde ou problemas pessoais.
Desse modo, é possível compreender que o absenteísmo nem sempre é intencional, pois assim como a organização está inserida em um microambiente, o colaborador também está. Para esses fatores que os cercam, inúmeras são as possibilidades para interromper a rotina do trabalhador, fazendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • ABSENTEÍSMO
  • ABSENTEÍSMO
  • aBsenteísmo
  • Absenteísmo
  • absenteismo
  • absenteismo
  • Absenteísmo
  • Absenteismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!