Abrindo As Portas Da Percep O Fala Da Personagem Sonia Hoffman No Filme O Ponto De Muta O

2820 palavras 12 páginas
Esse texto foi extraído da edição de 18 de janeiro de 2003 do Jornal do Brasil (caderno JB Ecológico p. 6-9) editado na cidade do Rio de Janeiro, e reproduz parcialmente a fala da cientista Sonia Hoffmann, personagem principal do filme “O ponto de mutação”, dirigido por Bernt Capra.

Abrindo as portas da percepção

“Perdoem-me, mas vocês, políticos, dificultam as coisas. As idéias da maioria de vocês, de direita ou de esquerda, parecem-me antiquadas e mecânicas como um relógio. Para me explicar, eu preciso retroceder até Descartes, que foi o primeiro arquiteto da visão do mundo como relógio. Uma visão mecanicista que ainda domina especialmente vocês. É como se a natureza funcionasse feito um relógio. Vocês a desmontam, a reduzem a um monte de peças simples e fáceis de entender, analisam-nas e, aí, pensam que passam a entender o todo.
Mas não foi sempre assim. Não antes de Descartes. Quando ele introduziu isso, provocou uma ruptura revolucionária com a Igreja. Descartes queria saber como o mundo funcionava sem a ajuda do Papa, pois para ele, o mundo era só uma máquina. Aí Descartes ficou fascinado pela máquina do relógio e fez dele a sua principal metáfora: “Vejo o corpo como nada mais que uma máquina”. Um homem saudável é um relógio bem-feito, e um doente, um relógio malfeito. E funciona tão bem que os cientistas passaram a acreditar que todos os seres vivos, plantas, animais, nós, não passamos de máquinas, e isto é falso. Isto tomou conta de tudo: arte, política, etc...
Mas os tempos mudaram. Precisamos de uma nova maneira de entender a vida. A ciência já passou o pensamento mecanicista. Mas vocês, políticos, parecem ainda ter essa máquina dentro de suas cabeças.

A grande dívida – Bem, tomemos o problema da superpopulação. Nós não o resolveremos olhando as formas de contracepção isoladamente. Pesquisas demonstram que o contraceptivo mais eficaz são ganhos econômicos e sociais que reduziram as famílias grandes.
Vocês sabiam que, no mundo todo, todo dia 40 mil

Relacionados