ABREU Regina CHAGAS Mario

Páginas: 2 (406 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015
Universidade Federal de Minas Gerais
Matéria: Introdução a Museologia
Profa.: Leticia Julião
Nome: Daniella da Costa Moreira
Museologia 1° Período

Fichamento: ABREU, Regina: CHAGAS, Mário. Memóriae Patrimônio. Ensaios contemporâneos. Rio de Janeiro, 2003.

“Parto da suposição de que há uma reação tensão constitutiva da trajetória do campo do patrimônio entre o particular e o universal, entre oprivado e o público, e de que, no caso da categoria ‘patrimônio genético’, essa tensão manifesta-se sob novas roupagens.” (2003, p. 30)
“Foi apenas a partir do ideário desencadeado pela RevoluçãoFrancesa que o significado de patrimônio estendeu-se do privado, dos bens de uma pessoa de um grupo de pessoas- a nobreza- para o conjunto dos cidadãos.” (2003, p. 31)
“[...] período pós-revolucionárioque obras de arte, castelos, prédios e também paisagens vão constituir todo um arsenal de bens a serem preservados para um conjunto maior de pessoas. A emergências da noção de patrimônio, como bemcoletivo associado ao sentimento nacional [...]” (2003, p. 31)
“O patrimônio nacional, além de construir uma referencia para a construção de uma identidade comum a um povo que compartilha o mesmoterritório nacional [...] A noção de preservação de obras de artes e bens de valor histórico e simbólico nos uniria à ideia de preservação de um acervo teoricamente disponível para toda a humanidade.” (2003,p. 32)
“Delineava-se a ideia de que havia um patrimônio cultural a ser preservado e que incluía não apenas a história e a arte de cada país, mas o conjunto de realizações humanas em suas mais diversasexpressões.” (2003, p. 33)
“Numa sociedade em que as culturas seriam cada vez, mas objetivadas, para usar a expressão de Richard Handler, todos passaram a estar convencidos de ‘ter seus própriospatrimônios’ e da necessidade de preservá-los.” (2003, p. 34)
“A noção de patrimônio genético para novos interesses e expressa uma outra categoria jurídica. Não se trata mais de expressar um caráter...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha Mario Chagas
  • Resenha Mário Chagas
  • abreus
  • CHAGAS
  • regina
  • Chagas
  • Regina
  • Regina

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!