abregencia das politicas

2522 palavras 11 páginas
Oficina de formação projeto de intervençaoO Serviço Social na cena contemporânea
O que é o Serviço Social? Muitas vezes ele pode ser confundido, fora dos muros da categoria profissional, como uma prática de ajuda, “arte”, vocação, tecnologia social. Todavia, o Serviço Social é uma profissão situada sócio-historicamente a partir da divisão do trabalho. Trata-se de uma especialização técnica que visa responder a um conjunto de necessidades especiais, que têm em seu cerne, a questão social.
A demanda do Serviço Social é diferenciada: saúde, educação, assistência social, sócio-jurídico, empresas, organizações não-governamentais, dentre outros, ou seja, são os mais variados espaços sócio-ocupacionais que trabalham com as refrações da questão social, e que, por sua vez, fazem com que o Assistente Social também tenha atribuições diferenciadas. Vale ressaltar que, independente dos campos serem distintos, o método do Assistente Social é o mesmo, o que muda são as técnicas e instrumentos utilizados.
E o que faz o Assistente Social? Intervenção! Mas, para tanto, é preciso planejar, formular, conhecer, avaliar, ter cada vez mais e mais qualificação, dentre outras necessidades. O profissional de Serviço Social intervém no âmbito da realidade, nas necessidades geradas nessa sociedade desigual. As demandas que vão surgir, são seqüelas da sociedade capitalista, podemos dizer que todos produzem, mas poucos têm acesso à riqueza que produziram. Assim, os Assistentes Sociais vão atuando no sentido de preencher as lacunas deixadas pela relação capital trabalho.
O Estado começa a assumir a questão social, enfrentando-a com as políticas sociais, modalidades de intervenção sócio-historicamente determinadas. A classe subalterna começa a se reconhecer como sujeito de direitos e os reivindicam.
Quando falamos em crise contemporânea, falamos em uma crise que afeta a todos. A centralidade posta está no indivíduo e não na sociedade. Aumenta-se a lógica do lucro, a lógica do “tirar

Relacionados