Abraçado ao meu rancor

Páginas: 3 (564 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2012
Abraçado ao meu rancor

Este é um texto que aborda a realidade da cidade de São Paulo. Uma
viagem minuciosa por diversos bairros da capital paulista. Uma análise
detalhada do perfil do povopaulistano, seu modo de viver, de enxergar a vida. Tudo isso pelo olhar de João Antonio, um jornalista incumbido de desenvolver uma reportagem sobre o turismo comercial em São Paulo.

João Antonio, umjornalista critico, que enxerga na cidade de São Paulo um sinônimo de melancolia, tristeza e solidão. Uma cidade cinza, sem brilho algum. Em sua analise, o jornalista por diversas vezes irá compararSão Paulo com o Rio de Janeiro. O carioca na visão de João Antonio vive muito mais a vida do que o paulistano.

No desenvolvimento de sua matéria, o jornalista vai adquirindo uma série defatores que apenas um jornalista atento conseguiria captar. Uma simples placa publicitária serve de comparação para a precária situação financeira do paulistano. O espaço físico do centro de São Paulovai perdendo espaço para a pobreza, sujeira e desorganização. A pobreza consome a cidades e quem nela vive.

“Hoje, os ratos, fedor, vexatório, lixo pelos corredores, fala- se em interdição. Velhosmoradores vão aos jornais, pedem socorro. Nem justiça pedem, com essa nunca contaram. Desço. Vou sabendo que a justiça é cega, lenta. E coxa. Olhem o que foi feito do Martinelli. Escuro, penumbraensebada, abafada e restos, mofo”. p.82
Em alguns pontos o texto vai refletir o que é viver. Itens como o trabalho exacerbado, a rotinaestressante e a falta de dinheiro são apontados como causas cruciais para a tristeza paulistana. Os bêbados são chamados de louco. Não se pode tomar um chopp em um dia da semana que não seja sexta feira.Essa rotina estressante é tema da comparação entre Rio de Janeiro e São Paulo.

De mais a mais, como não me irritar com uma gente que tem hora e dia certos até para porres? Sexta- feira se bebe,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Rancor

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!