aborto em mocambique

Páginas: 12 (2930 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
Introdução
O presente trabalho que tem como tema: Aborto em Moçambique 2008-2013, o objectivo principal e descrever o percurso do tema e de dar a compreender melhor em que situação de aborto esta em Moçambique.
A metodologia usada para a realização deste trabalho foi a da consulta bibliográfica que consistiu na leitura e análise das informações de diversas obras que debruçam sobre o tema acimamencionado e também em consultas na internet. Os autores das referidas obras estão devidamente dentro do trabalho.
Para além do referido tema, o trabalho apresenta: conclusão e bibliografia com as obras e cites consultados na realização deste trabalho.

















Aborto em Moçambique 2008-2013
Aborto
Segundo CAZZINGA (1997: 131), um aborto ou interrupção da gravidez éa remoção ou expulsão prematura de um embrião ou feto do útero, resultando na sua morte ou sendo por esta causada. Isto pode ocorrer de forma espontânea ou induzida, provocando-se o fim da gestação, e consequente fim da actividade biológica do embrião ou feto, mediante uso de medicamentos ou realização de cirurgias.
Tipos de aborto
O aborto geralmente é dividido em dois tipos, aborto espontâneoe aborto induzido. Outras classificações também são usadas, de acordo com o tempo de gestação, por exemplo.
Aborto espontâneo
Aborto espontâneo, involuntário ou casual, é a expulsão não intencional de um embrião ou feto antes de 20-22 semanas de idade gestacional. Uma gravidez que termina antes de 37 semanas de idade gestacional que resulta em um recém-nascido vivo é conhecida como partoprematuro ou pré-termo. Quando um feto morre no interior do útero após a viabilidade, ou durante o parto, geralmente é chamado de nado-morto.
A causa mais comum de aborto espontâneo durante o primeiro trimestre é as anomalias cromossomas do feto/embrião, que contabilizam pelo menos 50% das perdas gestacionais precoces.
Outras causas incluem doenças vasculares (como o lúpus eritematoso sistémico),diabetes, problemas hormonais, infecções, anomalias uterinas e trauma acidental ou intencional. A idade materna avançada e a história prévia de abortos espontâneos são os dois factores mais associados com um risco maior de aborto espontâneo.
Aborto induzido
O aborto induzido, também denominado aborto provocado ou interrupção voluntária da gravidez, é o aborto causado por uma acção humana deliberada.Ocorre pela ingestão de medicamentos ou por métodos mecânicos. A ética deste tipo de abortamento é fortemente contestada em muitos países do mundo mas é reconhecida como uma prática legal em outros locais do mundo, sendo inclusive em alguns totalmente coberta pelo sistema público de saúde. Os dois pólos desta discussão passam por definir quando o feto ou embrião se torna humano ou vivo (se naconcepção, no nascimento ou em um ponto intermediário) e na primazia do direito da mulher grávida sobre o direito do feto ou embrião.


O aborto induzido possui as seguintes subcategorias:

Aborto terapêutico
Aborto provocado para salvar a vida da gestante7
Para preservar a saúde física ou mental da mulher7
Para dar fim à gestação que resultaria numa criança com problemas congénitos que seriamfatais ou associados com enfermidades graves7
Para reduzir selectivamente o número de fetos para diminuir a possibilidade de riscos associados a gravidezes múltiplas.7
Aborto electivo: aborto provocado por qualquer outra motivação.

Em Moçambique 2010-1013
Segundo os dados registados em 17.04.2013 pelo jornal noticias, em Moçambique, mais de 400 mulheres perdem a vida por 100 milnascimentos vivos. Desses óbitos, 11 por cento estão ligados ao aborto feito fora do hospital. Estes são dados conhecidos, prevendo-se a ocorrência de mortes fora da unidade sanitária que não são registadas no sistema de saúde.  
Principais vítimas: Mulheres pobres
A Lei moçambicana proíbe a prática do aborto. Contudo, as mulheres não deixam de fazê-lo. “Não há nenhuma Lei que conseguiu impedir que as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • moçambique
  • Moçambique
  • mocambique
  • Moçambique
  • Moçambique
  • Moçambique
  • mocambique
  • MOÇAMBIQUE

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!