ABORTO DE ANENCEFALOS

1825 palavras 8 páginas
Introdução:
Este trabalho trata sobre o tema aborto de anencefalos, aspectos jurídicos, religiosos e médicos. Nosso objetivo nesse trabalho não é defender, nem tão pouco condenar a pratica abortiva nesses casos, temos como escopo apenas debater este tema polemico , explanando a opinião de todos do grupo segundo suas próprias crenças.
Palavras- Chaves: Aborto, Anencenfalos, Gravidez, CNBB, CRM, STF.

Aborto de Anencefalos no Brasil:
Começaremos este trabalho explicando o que significa o termo anencefalo: segundo o dicionário Aurélio, anencefalia é "Monstruosidade em que não há abóbada craniana e os hemisférios cerebrais ou não existem, ou se apresentam como pequenas formações aderidas à base do crânio". A anencefalia é uma má formação no tubo neural, ao contrario do que a maioria pensa a anencefalia não é a ausência total do encéfalo, alguns bebes podem apresentar algumas partes do tronco encefálico garantido algumas funções vitais do organismo. Entretanto anencefalia é letal há casos de bebes que viveram horas, outros meses e em raríssimos casos alguns anos, não se tem precisão a cerca da expectativa de vida de um anencefalo. É uma doença que pode ser detectada através de ultrassom de alta resolução á partir da 10º semana de gravidez.
Resumo da nota emitida pela CNBB (Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil).
Com uma nota de repudio e pesar a Conferencia Nacional dos Bispos do Brasil se posicionou perante a decisão do STF em legalizar o aborto no caso de feto anencéfalo. A descriminalização do aborto nesses casos foi visto pela ordem como “menosprezo a vida”. Segundo a CNBB: Os princípios da “inviolabilidade do direito à vida”, da “dignidade da pessoa humana” e da promoção do bem de todos, sem qualquer forma de discriminação (cf. art. 5°, caput; 1°, III e 3°, IV, Constituição Federal), referem-se tanto à mulher quanto aos fetos anencefálicos. Quando a vida não é respeitada, todos os outros direitos são menosprezados,

Relacionados

  • Coleção_Sinopses_v
    174786 palavras | 700 páginas
  • Bioetica
    130517 palavras | 523 páginas
  • Direito Penal Parte Geral E Especial NUCCI
    411978 palavras | 1648 páginas