abordagem

Páginas: 2 (468 palavras) Publicado: 6 de junho de 2015
Abordagem Tradicional
O objeto é a aquisição de conhecimentos. Dessa forma, as situações de sala de aula, a instrução e o modelo do professor são muito enfatizados. As ações de ensino estãocentradas na exposição dos conhecimentos pelo professor, uma vez que o educando precisa apenas “receber toda a bagagem”. Revela-se, então, uma grande preocupação com a sistematização dos conhecimentos, quesão apresentados de forma acabada. O educando não se manifesta, pois não tem nada a acrescentar, está em sala apenas para aprender, entende-se esta abordagem como a que trata o educando como depósito deinformações e conclui-se que “A educação bancária tem por finalidade manter a divisão entre os que sabem e os que não sabem, entre oprimidos e opressores”.

Abordagem Comportamentalista
O objeto é ocomportamento. O ensino compreende condições que conduzam o educando a aprender. Geralmente utiliza-se de artifícios como elogios, prêmios, notas, graus, reconhecimentos, diplomas, entre outros para seconseguir os comportamentos esperados.

Abordagem Humanista
O objeto é a pessoa. Centrada na pessoa humana, esta abordagem valoriza a experiência pessoal e a orientação autônoma da vida social.Professor e aluno desenvolvem uma relação de confiança e respeito mútuo. A aprendizagem é significativa e transformadora, uma vez que parte da pessoa e visa o seu bem estar na sociedade.

AbordagemCognitivista
O objeto é a elaboração do conhecimento. Importa-se nesta abordagem com o processamento das informações e os comportamentos relativos à tomada de decisões. Ao lidar com situações sociais, oeducando é movido a resolver problemas reais e significativos, dando ênfase ao conhecimento de forma prática e objetiva.

Abordagem Sociocultural
O objeto é a consciência crítica. Uma vez que a educaçãotem sentido formador, esta abordagem procura levar professor e educando ao uso de sua criticidade para abolir com a situação opressor-oprimido. Nela, eles se veem como iguais e trocam experiências...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • abordagens
  • Abordagens
  • Abordagem
  • abordagem
  • abordagens
  • abordagem
  • abordagens
  • Abordagens

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!